Vaticano: cardeais que vão eleger novo papa já estão reunidos

Os preparativos para o conclave no Vaticano, que elegerá o sucessor do papa Francisco, estão em andamento. O evento, marcado para a próxima quarta-feira, 7, reunirá 133 cardeais de diferentes partes do mundo. Todos já estão presentes em Roma, segundo o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Nesta segunda-feira, 5, ocorreu a décima congregação-geral, com 179 cardeais presentes. Destes, 132 têm direito a voto, uma vez que nem todos são eleitores. Um dos últimos a chegar foi o cardeal Ignatius Suharyo Hardjoatmodjo, arcebispo de Jacarta, capital da Indonésia, depois de um voo de 18 horas.

Temas discutidos no Vaticano 

Durante a congregação, foram discutidos temas como o Direito Canônico e a missão da Igreja Católica. O cardeal camerlengo Kevin Farrell organizou o sorteio dos quartos, ocorrido no sábado 3, para acomodar os cardeais.

A partir desta terça-feira, 6, os cardeais terão acesso à Capela Sistina, onde o conclave será realizado. Eles poderão ir a pé ou usar micro-ônibus, com segurança reforçada ao longo do trajeto. Áreas próximas à Capela Sistina, como a Sala Régia e a Capela Paulina, serão isoladas.

Juramento de sigilo absoluto

Conforme a tradição do Vaticano, um dos ritos iniciais do conclave ocorrerá nesta segunda-feira, quando todos os envolvidos na organização farão um juramento de sigilo absoluto, o que inclui mestres de cerimônias e ascensoristas.

Francisco
O papa Francisco escolheu a Basílica de Santa Maria Maggiore para ser enterrado | Foto: Reprodução/Flickr

O Vaticano transmitirá ao vivo o juramento dos cardeais na Capela Sistina. Depois do juramento do último eleitor, o mestre de celebrações papais, Diego Ravelli, dirá Extra omnes (todos fora, em tradução do latim). Ele vai trancar a porta e começar oficialmente o conclave.

Durante a reunião, o cardeal Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia há 40 anos, fará uma meditação especial. Depois da reflexão, ele e o arcebispo Ravelli deixarão a Capela Sistina. Isso vai permitir que os cardeais comecem a primeira votação.

O conclave será presidido pelo cardeal Pietro Parolin, uma vez que o decano, cardeal Giovanni Battista Re, de 91 anos, não poderá desempenhar a função.

O post Vaticano: cardeais que vão eleger novo papa já estão reunidos apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.