A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reuniu 20 ministros de tribunais superiores em um seminário internacional realizado em Madri, na Espanha, de 5 a 7 de maio. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também participou do evento e conduziu a aula magna de abertura.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O seminário contou com 350 participantes, dos quais 250 pagaram uma taxa de R$ 9 mil pela inscrição. A organização arrecadou R$ 2,25 milhões e usou o valor para custear passagens aéreas e outras despesas logísticas dos convidados.
A Universidad Complutense de Madrid, parceira da OAB no evento, cedeu o espaço para as palestras e assumiu parte da logística. A abertura ocorreu no Paraninfo da instituição, construído sobre um antigo convento jesuíta e tombado como patrimônio cultural da Espanha desde 1980.
A programação abordou temas relacionados à infraestrutura, segurança jurídica e jurisdição constitucional, com foco em impactos comerciais, governamentais e empresariais. A OAB anunciou que as palestras serão disponibilizadas no canal da Escola Superior de Advocacia no YouTube.
Evento da OAB contou com autoridades do Judiciário
Estiveram presentes nomes como Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, e Bruno Dantas e Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU).
O evento também reuniu ministros do Superior Tribunal de Justiça, como Mauro Campbell, Luis Felipe Salomão, Marco Buzzi e Sebastião Reis Júnior, entre outros.
+ Leia também: “A presidentes de ‘STFs’ da América Latina, Barroso propõe integração regional”
Além dos magistrados, participaram o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o presidente do TCU, Vital do Rêgo Filho, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. O ministro aposentado Jorge Mussi também esteve entre os convidados.
O post OAB leva 20 ministros a seminário internacional na Espanha apareceu primeiro em Revista Oeste.