Inmet revela risco de tempestade; RS entra em alerta vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu seis alertas que abrangem pelo menos dez Estados brasileiros. Os avisos indicam chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo entre os dias 7 e 9 de maio. O alerta mais grave atinge o Rio Grande do Sul, que está sob nível vermelho.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O Inmet adota três classificações de alerta: amarelo, para perigo potencial; laranja, para perigo; e vermelho, para grande perigo O alerta vermelho, válido para o território gaúcho, prevê chuva superior a 100 milímetros, ventos acima de 100 km/h e possibilidade de granizo.

Segundo o órgão, há risco real de danos em edificações, corte de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e comprometimento da mobilidade urbana. A Defesa Civil estadual acompanha a situação.

Inmet
Alerta do Inmet | Foto: Reprodução/Inmet

Inmet alerta para risco elevado nas regiões Norte e Nordeste

Os alertas de nível amarelo atingem a Bahia e o Espírito Santo. Nesses Estados, a previsão é de chuva entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos de até 60 km/h e risco moderado de alagamentos, queda de galhos e descargas elétricas.

Já outros avisos de cor amarela atingem áreas do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, com ventos intensos e chuva de até 50 milímetros.

Segundo o órgão, as regiões afetadas incluem o Marajó, o Baixo Amazonas, o Centro, o Sul, o Norte e o Sudoeste do Estado. Também devem ser impactadas regiões do Norte e Sul do Amapá e de Roraima.

A Defesa Civil orienta a população a não se abrigar sob árvores durante as tempestades e a evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas metálicas.

+ Leia também: “Como será o clima no Brasil em maio?”

Em caso de emergência, os telefones 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros, estão disponíveis para atendimento.

O post Inmet revela risco de tempestade; RS entra em alerta vermelho apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.