O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o seu perfil na rede social Truth Details para saudar a eleição do também norte-americano Robert Prevost. Em uma postagem de cinco linhas, publicada às 13h25 (horário de Brasília), Trump escreveu:
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo”.
Trump: “Gostaria de ser papa”
Antes da eleição de Prevost, Trump demonstrava em, declarações públicas, entusiasmo e principalmente orgulho com a possibilidade de ter um compatriota no posto máximo do Vaticano. Durante o período que antecedeu o conclave, o republicano chegou a fazer algumas brincadeiras. Entre elas, ao ouvir uma pergunta sobre a sua preferência para o lugar de Francisco, Trump afirmou que “gostaria de ser papa… essa seria minha primeira opção”.
Em outro momento, o político usou a sua rede social, a Truth Social, para divulgar uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece vestido como papa, sugerindo, assim e divertidamente, uma candidatura ao trono de São Pedro.
Embora tenha cumprimentado o novo papa virtualmente, Trump sabe que terá na Santa Sé um líder que já o criticou sistematicamente. Em abril deste ano, por exemplo, Prevost questionou a postura do presidente norte-americano quanto à deportação de imigrantes para países da América Central.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
O post ‘Aguardo ansiosamente o encontro com o papa Leão XIV’, diz Trump apareceu primeiro em Revista Oeste.