A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em votação realizada na última quarta-feira, 7, a criação do “Dia da Cegonha Reborn” no calendário oficial da cidade. A nova data comemorativa deve ser celebrada anualmente em 4 de setembro.
De autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), o projeto presta homenagem às artesãs conhecidas como “cegonhas”, responsáveis pela confecção de bonecas hiper-realistas chamadas de bebês reborn. Essas peças, feitas manualmente com traços que imitam bebês recém-nascidos, são utilizadas em diferentes contextos emocionais e terapêuticos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O parlamentar descreve o nascimento simbólico dessas bonecas como um momento significativo para as chamadas “mamães reborn”. Os itens, segundo ele, têm sido empregados em diversos países como forma de lidar com o luto ou de guardar a memória de um filho falecido.
Vitor Hugo afirma que, “nos casos de falecimento de um filho recém-nascido, o bebê reborn é utilizado por um curto período, sempre sob orientação profissional, auxiliando no processo de recomposição da mãe ou o pai enlutado”.
Projeto foi reivindicado por cegonhas reborn
A data marca a primeira reunião do Movimento de Cegonhas Juntas Somos Rosas, criado em 2022 pela artesã Janaina Affonso, na quadra da Portelinha, na Zona Norte da cidade. A partir desse encontro, a proposta foi apresentada e tramitou por quatro comissões internas, com parecer favorável em todas.
Ao comentar a aprovação nas redes sociais, Vitor Hugo afirmou: “Talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, mas o que vou te contar agora vai muito além da aparência”, disse. “Na Câmara, aprovamos o Dia da Cegonha Reborn, uma homenagem emocionante a mulheres incríveis da nossa cidade.”
O vereador destacou ainda o papel social dessas artesãs e mencionou que muitas passaram por situações difíceis como depressão e luto, e encontraram no artesanato uma forma de superação e solidariedade: “essas mulheres, com mãos e corações generosos, ainda doam essas bonecas, que custam caro, para crianças carentes”.
O projeto aguarda a sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). Caso aprovado, a data passa a integrar oficialmente o calendário de eventos do município do Rio de Janeiro a partir de sua publicação.
Leia também: “Fé sem fronteiras”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 239 da Revista Oeste
O post Câmara do Rio aprova ‘Dia da Cegonha Reborn‘ e aguarda sanção de Paes apareceu primeiro em Revista Oeste.