O papa Leão XIV fez, neste domingo, 11, a primeira oração dominical de seu pontificado. Diante de uma multidão de fiéis, na Praça de São Pedro, no Vaticano, ele pediu paz duradoura na Ucrânia, um cessar-fogo e a libertação dos reféns israelenses em Gaza. Ele também celebrou o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.
Leão XIV recordou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, que deixou 60 milhões de mortos. “No cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial fragmentada, como várias vezes afirmou o papa Francisco, eu também gostaria de me dirigir às autoridades do mundo, repetindo um apelo sempre atual: guerra nunca mais.”
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Às 7h da manhã — meio-dia em Roma —, o pontífice apareceu no Balcão das Bênçãos para recitar a oração Regina Caeli, em homenagem à Virgem Maria. A reza substitui o Angelus durante o período pascal, definido no calendário litúrgico.
A respeito da guerra na Europa, Leão XIV disse carregar no coração “sofrimento do amado povo ucraniano”. Ele apelou por negociações para alcançar “paz autêntica, justa e duradoura” e pediu que todos os prisioneiros sejam libertados e as crianças sejam devolvidas às suas famílias.
Sobre a situação em Gaza, ele falou sobre uma ofensiva israelense realizada horas antes, que matou dez pessoas, das quais quatro crianças, na cidade de Khan Yunis. “Estou profundamente triste com o que está acontecendo na Faixa de Gaza.”

O papa também pediu por “ajuda humanitária à sofrida população civil e que sejam libertados todos os reféns”, em referência aos israelenses que ainda são mantidos em cativeiro pelo grupo terrorista Hamas.
Leão XIV fez ainda um apelo mais amplo por paz mundial. “Quantos outros conflitos existem no mundo? Confio à Rainha da Paz esse meu apelo, para que ela o apresente ao senhor Jesus para obter o milagre da paz”, rezou.
O papa não deixou de mencionar o Dia das Mães. “Mando uma querida saudação a todas as mães por elas e por aquelas que já estão no céu: feliz Dia das Mães a todas as mães.”

Papa Leão XIV toma posse oficialmente em 18 de maio
Na última sexta-feira, 9, Leão XIV celebrou sua primeira missa na Capela Sistina, em cerimônia privada com os cardeais eleitores. Homenageou São Pedro, discípulo de Jesus e considerado o primeiro papa pela Igreja Católica, a quem pediu bênção para seu papado.
O novo pontífice também fez uma homenagem a seu antecessor Francisco e disse esperar “trazer luz às noites escuras deste mundo”. No último sábado, Leão XIV visitou um santuário próximo a Roma e rezou diante do túmulo de Francisco, na basílica de Santa Maria Maggiore.
A cerimônia de posse oficial de Leão XIV está marcada para 18 de maio. O Vaticano divulgou a agenda oficial do pontífice para o restante do mês.
O post Leão XIV apela à paz na Ucrânia e Gaza em oração dominical apareceu primeiro em Revista Oeste.