O cardeal Désiré Tsarahazana, de Madagascar, revelou que papa Leão XIV recebeu mais de 100 votos no último escrutínio do conclave, encerrado no dia 8 de maio. O número supera com folga os 89 votos necessários para atingir os dois terços exigidos entre os 133 cardeais votantes.
Désiré Tsarahazana revelou à agência Reuters que Robert Francis Prevost, agora Leão XIV, recebeu adesão maciça em um dos conclaves mais rápidos da história recente da Igreja.
Dois dias depois da eleição, Leão XIV se reuniu com os cardeais no Vaticano e rompeu o modelo tradicional adotado por papas anteriores. Em vez de apenas discursar, o novo pontífice adotou um formato interativo, abrindo espaço para comentários e perguntas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A iniciativa foi vista como sinal de um pontificado mais receptivo ao diálogo interno. O cardeal Sean Brady, da Irlanda, afirmou que o papa demonstrou atenção às opiniões expressas no encontro, mas deixou claro que caberá a ele tomar as decisões.
“Estamos aqui para ajudá-lo”, disse Brady à agência Reuters.
A reunião teve tom comunitário, segundo o cardeal espanhol Aquilino Bocos Merino, que elogiou a abertura demonstrada por Leão XIV. Outros cardeais também destacaram a disposição do novo papa em ouvir preocupações e sugestões.
Pope Leo visits the shrine of Our Lady of Good Counsel in Genazzano, outside of Rome.
The sanctuary has been run by the Augustinian Order (of which Pope Leo was a part) since the Middle Ages. pic.twitter.com/Vq53bodvFS
— Vatican News (@VaticanNews) May 10, 2025
Além da escuta interna, os desafios externos da Igreja também entraram em pauta. O cardeal tcheco Dominik Duka mencionou as dificuldades enfrentadas por católicos na China.
Ele defendeu a continuidade do diálogo com o regime comunista, comparando a estratégia atual à adotada durante a Guerra Fria com países do bloco soviético.
Cardeais críticos de Francisco elogiam postura de Leão XIV
Mesmo críticos do pontificado anterior reconheceram o clima positivo do encontro. O cardeal alemão Gerhard Müller, que se opôs abertamente ao papa Francisco em temas morais, classificou a reunião com Leão XIV como “muito boa e harmoniosa”.
+ Leia também: “Jornalistas já querem dar lição ao papa Leão XIV”
A posição do papa, ao equilibrar escuta e autoridade, começa a delinear os contornos de seu governo espiritual. A escolha de um modelo mais participativo para os primeiros encontros sugere um novo estilo de liderança no Vaticano.
O post Leão XIV foi eleito com mais de 100 votos no conclave, diz cardeal apareceu primeiro em Revista Oeste.