EUA e China anunciam redução temporária de tarifas comerciais

Um acordo firmado entre EUA e China prevê a diminuição temporária — por 90 dias — das tarifas comerciais entre os dois países. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 12, depois de uma semana de negociações intensas em Genebra, que envolveram autoridades das duas potências econômicas.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Conforme o comunicado conjunto, a partir da próxima quarta-feira, 14, os Estados Unidos vão baixar as tarifas sobre produtos chineses de 145% para 30%. A China, por sua vez, reduzirá os impostos sobre importações norte-americanas de 125% para 10%.

Em Genebras, o secretário do Tesouro dos EUA e o homólogo chinês falaram sobre o acordo.

No documento, representantes de ambos os países destacaram a relevância de manter uma relação comercial duradoura, sustentável e vantajosa para os dois lados.

O comunicado também anunciou a criação de um mecanismo permanente para dar sequência às discussões comerciais, liderado pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e pelo representante comercial dos EUA, Jamieson Greer.

O texto informa ainda que as próximas rodadas de negociação poderão ocorrer alternadamente nos Estados Unidos, na China ou em um país neutro, conforme acerto mútuo. “Essas discussões podem ser conduzidas alternadamente na China e nos Estados Unidos, ou em um terceiro país, mediante acordo entre as partes. Conforme necessário, as duas partes podem realizar consultas em nível de trabalho sobre questões econômicas e comerciais relevantes”, afirmou o comunicado.

Reação do mercado ao acordo dos EUA e China

O anúncio foi recebido de forma positiva nos mercados financeiros internacionais. As bolsas asiáticas operam em alta em nesta segunda-feira, 12.

O post EUA e China anunciam redução temporária de tarifas comerciais apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.