Na Apas Show 2025, realizada em São Paulo, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) defendeu o programa “Crédito do Trabalhador”, que se popularizou como “empréstimo do Lula”. De acordo com Alckmin, a medida aumenta a renda dos trabalhadores sem gerar endividamento.
João Galassi, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), criticou as elevadas taxas de juros do crédito consignado, destacando o risco de sobrecarga financeira para os trabalhadores e uma possível crise financeira. Galassi também defendeu a redução das taxas no voucher de alimentação.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Alckmin argumentou que muitos trabalhadores enfrentam juros anuais de até 80%. Ele propôs que a redução desses juros poderia diminuir as parcelas dos empréstimos de R$ 600 para R$ 320, permitindo maior consumo e até a formação de poupança. “Vou levar ao governo a preocupação com a questão do endividamento”, afirmou.
Além disso, ele sugeriu uma revisão do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), propondo substituir cartões de vale-refeição por transferências via Pix para contas específicas, reduzindo custos operacionais.
Setor supermercadista repassa demandas a Alckmin

Empresários do setor supermercadista sugeriram a criação de um regime de trabalho “horista”, no qual os trabalhadores seriam remunerados de acordo com as horas efetivamente trabalhadas.
Erlon Carlos Godoy Ortega, presidente da Associação Paulista de Supermercados, destacou que em São Paulo existem cerca de 35 mil vagas não preenchidas. Ele acredita que este modelo poderia atrair jovens em busca de flexibilidade e liberdade.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), manifestou apoio à ideia, comparando-a ao funcionamento de plataformas como Uber. Além disso, os empresários solicitaram a liberação da venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados. Alckmin afirmou que o assunto será estudado.
Ele também abordou o aumento dos gastos com apostas esportivas no país, mencionando que o governo federal já está regulando o setor, mas que irá avaliar se é necessário endurecer as regras.
Leia também: “Procuram-se trabalhadores”, reportagem de Anderson Scardoelli para a Edição 261 da Revista Oeste
O post Em evento, Alckmin defende o ‘empréstimo do Lula’ apareceu primeiro em Revista Oeste.