O ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica está em estágio terminal de câncer de esôfago e recebe cuidados paliativos. A informação foi confirmada pela mulher do político, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky, à rádio local Sarandí.
Segundo Topolansky, a prioridade da família é garantir que Mujica viva essa fase “da melhor maneira possível”.
Leia mais: “Veja os países com o menor custo de vida da América do Sul”
Em janeiro, Mujica revelou que o câncer havia se espalhado pelo corpo. Na época, disse que não se submeteria a novos tratamentos. “Estou morrendo”, afirmou ao jornal Búsqueda. O ex-presidente explicou que, por causa de doenças crônicas e da idade avançada, não podia mais fazer quimioterapia ou cirurgia.
“O que peço é que me deixem em paz”, disse Mujica, na ocasião. “Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso.”
Presidente do Uruguai pede respeito à privacidade de Mujica
Mujica não compareceu às eleições regionais deste domingo, 11, em Montevidéu. Segundo a mulher, a viagem seria desgastante, e o médico desaconselhou a saída.

O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, que foi vice de Mujica, pediu respeito à privacidade do socialista. “Todos devemos contribuir para garantir que, em todas as fases de nossas vidas, a dignidade seja a chave”, declarou. “Não devemos enlouquecê-lo, devemos deixá-lo em paz.”
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Presidente entre 2010 e 2015, Mujica é uma das figuras mais conhecidas da esquerda latino-americana. Ex-guerrilheiro, passou 13 anos preso durante a ditadura militar no Uruguai.
O post Mujica está em estado terminal e recebe cuidados paliativos apareceu primeiro em Revista Oeste.