Justiça nega recurso da Globo para rescindir com a TV de Collor

A TV Globo teve negado, pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), mais um recurso para que a emissora seja liberada para rescindir o contrato com a TV Gazeta, que tem como dono o ex-presidente Fernando Collor de Mello. A decisão foi tomada no último dia 6.

+ Leia mais: “STF nega 73% dos pedidos de prisão domiciliar, mas concede a Fernando Collor”

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a emissora carioca entrou com recurso especial e extraordinário na tentativa de reverter a sentença da Justiça de Alagoas, que tinha dado decisão favorável para a TV Gazeta se manter como retransmissora.

A Globo alegava que a decisão era inconstitucional. O presidente do TJ-AL, desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, recusou a nova solicitação por entender que “os argumentos em sede de agravo não merecem acolhimento.”

Para o magistrado, a Globo não trouxe nenhum elemento diferente no novo recurso. Ele ainda afirmou na decisão que a emissora requentou matérias já julgadas. Nos autos, a Globo citou a prisão de Collor, ocorrida em abril, a pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A emissora já recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar retirar a TV Gazeta do seu quadro de afiliadas. O caso está nas mãos do ministro Villas Boas Cueva. A expectativa é de que até o fim de maio saia a sentença definitiva.

Relembre o caso

Em outubro de 2023, a empresa da família Marinho comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, devido a escândalos envolvendo a TV alagoana nos últimos anos. As duas partes mantinham parceria desde 1975.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Entre as polêmicas estão o uso da TV Gazeta por Collor para receber propina. O ex-presidente foi condenado a oito anos de prisão no STF. No início de novembro de 2023, a TV alagoana entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalizasse o contrato de filiação.

Foto do logotipo da Globo
Globo já tem acordo assinado com TV Asa Branca para retransmissões na região | Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo o canal, sem o aporte da maior emissora do país, a empresa não terá como arcar com as dívidas em sua recuperação judicial, em vigor desde 2019. A empresa carioca alegava que a afiliada seguia com dívidas gigantes.

A Globo já tem um acordo assinado com o Grupo Asa Branca de Comunicação, dono da TV Asa Branca, sua parceira no interior de Pernambuco, para substituir a TV Gazeta. A emissora pernambucana opera desde o ano passado, retransmitindo o canal Futura.

Leia também: “Compromisso com a desonra” , artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 266 da Revista Oeste

O post Justiça nega recurso da Globo para rescindir com a TV de Collor apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.