O advogado Felipe Alexandre, que representa o jornalista Allan dos Santos no processo de asilo político nos Estados Unidos, explica quais são os principais desafios enfrentados por brasileiros que tentam permanecer legalmente no país. O especialista diz quais os maiores riscos para quem sonha em se mudar para os EUA.
Alexandre afirma que o visto americano não é um direito do imigrante, mas um “privilégio” de quem consegue seguir todas as regras e atender os requisitos do país.
“O estrangeiro é que precisa mostrar que é elegível, que apresenta os pré-requisitos necessários”, explica o advogado em entrevista à Revista Exílio-Terça Livre, comandada por Allan dos Santos. “Mesmo depois que o documento foi concedido, ele precisa respeitar as leis locais e cumprir os limites determinados pelo visto que ele solicitou”.
Desde 2020, Allan vive legalmente nos EUA e aguarda o julgamento do seu pedido de asilo. Em outubro de 2021, a Justiça brasileira emitiu um mandado de prisão preventiva contra ele. O governo brasileiro chegou a pedir sua extradição, mas o Departamento de Estado norte-americano recusou a solicitação em março de 2024.
Leia mais: “Moraes prorroga inquérito contra Allan dos Santos”
A acusação do Supremo Tribunal Federal é de que Allan dos Santos teria cometido um crime contra a democracia por, supostamente, ter “disseminado fake news”. O governo dos EUA, porém, reconhece que o jornalista estava apenas exercendo sua liberdade de expressão, um direito garantido tanto pela constituição.
Riscos, recomendações e vistos mais buscados nos EUA
Em relação a brasileiros que entram nos EUA com um tipo de visto e tentam mudar de status para trabalhar ou estudar, o advogado faz um alerta. “Existem vários riscos e você pode ser deportado de imediato, com ordem de não poder voltar por cinco anos”.
Alexandre orienta que se busque o caminho legal e seguro. “Se você fizer um processo consular, tiver condições de esperar, é melhor investir tempo para fazer o processo de uma forma mais segura”, informa.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O advogado recomenda que os interessados na imigração se preparem bem, inclusive aprimorando o currículo. “Talvez este seja o momento de apostar em estratégias eficazes, tais como complementar o currículo ou adquirir credenciais adequadas”.

Entre os vistos mais buscados, ele cita os EB-1, EB-2, EB-3 e EB-5 — este último voltado a grandes investidores.
Também destaca o visto E-2: “É um visto de investimento muito procurado”, conta. “Ele não estabelece uma quantia exata para investir, ainda que recomendamos que a pessoa demonstre que tem interesse em permanecer em território americano.”
O post Especialista em imigração explica os caminhos legais para brasileiros nos EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.