Você sabia: Cannabis é uma das plantas mais antigas cultivadas pelos humanos

A Cannabis, matéria-prima do cigarro de maconha, faz parte da história da agricultura mundial. A planta foi uma das primeiras a serem exploradas — e cultivadas — pela humanidade.

As informações que relacionam a Cannabis à atividade agrícola constam no artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 269 da Revista Oeste. O articulista ressalta, por exemplo, que uma das variedades da planta, o cânhamo, está nas mãos de homens e mulheres desde a antiguidade.

“A Cannabis é uma das plantas mais antigas, exploradas e cultivadas pelos humanos, desde o Paleolítico Superior”, informa Miranda, que é engenheiro agrícola com mais de 40 anos dedicados à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. “Fragmentos de cordas de cânhamo descobertos em 1997 na antiga Tchecoslováquia foram datados de 26900 a.C.. Achados arqueológicos de cânhamo foram datados de 8000 a.C. e 4000 a.C. na China e de 2000 a.C. no Cazaquistão.”

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

No texto, Miranda avisa que o cânhamo serve para o trabalho têxtil. Ressalta, contudo, que o mesmo material também passou a ter seu uso para fins medicinais a partir do ano 2727 a.C.

“O historiador e geógrafo grego Heródoto (de 485 a.C. a 425 a.C.) descreveu a prática dos banhos de vapor pelos Citas, com sementes de cânhamo”, escreve o articulista. “Atribui-se a invenção do papel à base de cânhamo a Cai Lun, alto funcionário chinês da corte na Dinastia Han, em 105 d.C..”

Folha da maconha e canabidiol
O canabidiol (CBD) é uma substância química da planta Cannabis sativa | Foto: Nataliya Vaitkevich/Pexels

A história da Cannabis no Brasil

Ainda no sentido histórico, Evaristo de Miranda destaca a relação do Brasil com a Cannabis. História que começou nos tempos em que o país era colônia de Portugal.

“Em 1716, a Coroa enviou as primeiras sementes de cânhamo à Colônia de Sacramento“, informa o colunista. “Em 1747, para Ilha de Santa Catarina; em 1750, para Capitania do Maranhão e Pará; em 1780, para Capitania do Maranhão, Piauí, Bahia e Estado do Grão-Pará e Rio Negro; em 1782, para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro; em 1785, para Capitania de Pernambuco.”

Mais curiosidades históricas sobre a relação da planta com a agricultura estão presentes no artigo “Cannabis é agro”. Para ler o texto na íntegra, basta clicar aqui.

O post Você sabia: Cannabis é uma das plantas mais antigas cultivadas pelos humanos apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.