Papa Leão XIV recebe vice-presidente dos EUA no Vaticano

Depois de participarem da missa inaugural do papado de Leão XIV no último domingo, 18, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, se encontraram com o pontífice nesta segunda-feira, 19, no Vaticano.

O encontro como os membros do primeiro escalão dos EUA teve ainda mais destaque por ser a primeira vez que um papa norte-americano ocupa o cargo máximo da Igreja Católica.

A Casa Branca postou um vídeo do encontro entre Leão XIV e os norte-americanos.

Vance também teve uma reunião com o monsenhor Paul Richard Gallagher, responsável pelas Relações com os Estados e Organizações Internacionais do Vaticano, nesta segunda-feira. Os encontros abordaram parcerias entre a Igreja Católica e os Estados Unidos, além de tópicos considerados fundamentais para a liberdade religiosa e a vida eclesiástica.

Vaticano se manifesta sobre encontro entre papa Leão XIV e vice-presidente dos EUA

De acordo com comunicado da Santa Sé, na reunião foram discutidos temas como conflitos armados, respeito aos direitos humanos e a urgência de negociações para a resolução de guerras.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Sobre o diálogo, o Vaticano declarou: “Durante as cordiais conversas realizadas na Secretaria de Estado, reiterou-se a satisfação pelas boas relações bilaterais, e falou-se da colaboração entre a Igreja e o Estado, assim como de alguns assuntos de especial importância, relativos à vida eclesiástica e à liberdade religiosa.”

Em nota oficial, a Santa Sé também ressaltou que “houve uma troca de opiniões sobre vários assuntos internacionais atuais, onde se pediu para respeitar a legislação humanitária e internacional em zonas de conflito, e para encontrar uma solução negociada entre as partes envolvidas”.

J. D. Vance foi a última pessoa a ser fotografada publicamente com o papa Francisco, em 20 de abril, um dia antes da morte do pontífice argentino.

O post Papa Leão XIV recebe vice-presidente dos EUA no Vaticano apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.