Gazeta do Povo: ‘Políticas irresponsáveis de Lula geram inflação e juros altos’

Em editorial publicado neste domingo, 18, intitulado “A crise já está contratada”, o jornal Gazeta do Povo argumentou que o governo Lula fabrica problemas pelos quais afirma lutar. A publicação comparou afirmações do petista em 2003, em sua primeira eleição, e agora, no seu terceiro mandato.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

O texto lembra que, mesmo com a entrega a Lula, por Fernando Henrique Cardoso, de um país que superou a hiperinflação, com Lei de Responsabilidade Fiscal e tripé macroeconômico estabelecido, o petista usava a frase “herança maldita” para se referir à passagem de bastão. O mesmo faz de volta ao governo, sobre a gestão anterior, de Jair Bolsonaro.

“Na verdade, ‘herança maldita’ foi o que o petismo deixou em 2016, na forma da pior recessão da história do país”, escreveu. “E é o que Lula entregará a seu sucessor (ou a si mesmo, caso concorra e vença no ano que vem) em 2027.”

O próximo presidente eleito do Brasil deve pegar um país com contas públicas desequilibradas e diante de um crescimento acelerado da Dívida Bruta do Governo Geral, que já subiu 4,5 pontos porcentuais sob Lula 3. Atualmente em 75,9% do Produto Interno Bruto (PIB), ela deve chegar, conforme projeções da Instituição Fiscal Independente, vinculada ao Senado, a 84% do PIB até 2026. Nesse ritmo, entre 2028 e 2029, deve ir a 90% do PIB e estar na casa dos 95% do PIB no começo da década de 2031.

“O resultado de políticas irresponsáveis não poderia ser outro, a não ser a combinação mortal de inflação e juros altos, que prejudica especialmente os mais pobres”, opinou o jornal Gazeta do Povo.

Governo Lula e o controle de gastos

Lula Tebet
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Como lembrou o texto, o governo Lula mudou suas próprias metas do arcabouço fiscal antes de ele completar um ano de vigência. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, já afirmou que ajuste fiscal das contas públicas vai ficar para o próximo mandato presidencial.

“Ainda que parte das dificuldades se deva ao engessamento do Orçamento da União, algo que não foi produzido pelo PT, é inegável que Lula piora o problema”, escreveu o jornal. “Lula insiste no gasto sem fim do governo como meio de manter a economia artificialmente aquecida.”

Enquanto isso, a inflação e os juros sobem, de modo a atingir e prejudicar especialmente a população mais pobre, já que os ricos têm mais informações e recursos para proteger seu capital.

Leia mais: “Como o Brasil seria — tão melhor — sem a volta de Lula”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 269 da Revista Oeste

“Aos pobres, só resta ver seu poder de compra ser corroído, as linhas de crédito tornando-se cada vez mais caras e escassas, e o endividamento subindo”, concluiu. “Diante desse cenário, a única resposta que o governo sabe dar é estimular ainda mais a demanda, o que só serve para alimentar a espiral de inflação e juros. A irresponsabilidade fiscal que caracteriza este governo, no entanto, nos dá a certeza de que a crise já está contratada; só resta saber quando ela explodirá.”

O post Gazeta do Povo: ‘Políticas irresponsáveis de Lula geram inflação e juros altos’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.