Depois de ligar para Putin, Trump diz que negociações pela paz começam ‘imediatamente’

Donald Trump está confiante quanto ao fim da guerra na Ucrânia. O presidente dos EUA escreveu, nesta segunda-feira, 19, comentou sua conversa por telefone com Vladimir Putin, governante da Rússia, que durou duas horas. “Acredito que foi muito positiva”, escreveu o norte-americano em sua rede social, Truth Social. 

“Rússia e Ucrânia começarão imediatamente negociações em direção a um cessar-fogo e, mais importante, ao fim da guerra”, disse Trump. De acordo com o presidente dos EUA, as condições para o acordo serão acertadas entre Rússia e Ucrânia, “como deve ser”, pois as duas partes “conhecem detalhes de uma negociação que ninguém mais saberia”. 

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste



A Rússia deseja estabelecer relações comerciais de grande escala com os Estados Unidos “quando esse catastrófico ‘banho de sangue’ terminar”, escreveu também o presidente dos EUA, que diz ser favorável à ideia. “Há uma tremenda oportunidade para a Rússia criar enormes quantidades de empregos e riqueza. O potencial é ilimitado.” 

Segundo Trump, “o tom e o espírito” da conversa da conversa com Putin foram excelentes. As negociações entre Rússia e Ucrânia começarão imediatamente, afirma.

donald trump
Os presidentes Volodymyr Zelensky, da Ucrânia (à esq), e Donald Trump, dos Estados Unidos (à dir), durante um encontro na Casa Branca – 28/2/2025 | Foto: Reuters

Vaticano quer sediar negociações pela paz, diz Trump

A Ucrânia pode igualmente ser uma grande beneficiária no comércio com os EUA, durante o processo de reconstrução do país, diz Trump. Logo depois da ligação com Putin, o presidente norte-americano conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

O republicano também conversou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente francês Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, da Itália, o chanceler alemão Friedrich Merz e o Presidente Alexander Stubb, da Finlândia. 

Além disso, Trump escreveu que o Vaticano, representado pelo papa, declarou estar “muito interessado” em sediar as negociações pela paz. “Que o processo comece”, concluiu o presidente dos EUA. 

O post Depois de ligar para Putin, Trump diz que negociações pela paz começam ‘imediatamente’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.