Trump anula multa de Biden contra universidade cristã nos EUA

Depois de uma reavaliação do Departamento de Educação dos Estados Unidos, a Grand Canyon University (GCU), que havia sido multada em US$ 37,7 milhões em 2023, teve a penalidade anulada pelo governo de Donald Trump.

O órgão federal concluiu que não havia provas de que a universidade infringiu normas federais, revertendo a decisão tomada durante o mandato do ex-presidente Joe Biden.

A multa, considerada a maior já imposta pelo Departamento de Educação a uma instituição de ensino superior, foi originada por acusações de práticas enganosas nos programas de doutorado da universidade, localizada em Phoenix, Arizona.

Segundo o processo, a GCU teria apresentado informações distorcidas sobre os custos dos cursos, o que levou estudantes a arcarem com despesas inesperadas para finalizar suas formações.

Governo Trump não encontrou irregularidades em universidade multada por Biden

A Grand Canyon University, nos Estados Unidos | Foto: Reprodução/GCU
A Grand Canyon University, nos Estados Unidos | Foto: Reprodução/GCU

Durante a revisão, o governo do presidente Donald Trump determinou que “não foi estabelecido que a GCU violou quaisquer requisitos do Título IV”, conforme explicou o documento divulgado pela universidade à imprensa local.

O Título IV trata das regras para participação em programas federais de auxílio financeiro, como bolsas e financiamentos estudantis.

O presidente da universidade, Brian Mueller, celebrou a decisão e declarou: “os fatos claramente apoiam nossa alegação de que fomos acusados injustamente de enganar nossos alunos de doutorado, e agradecemos o reconhecimento de que essas acusações eram infundadas”, afirmou, segundo a imprensa local.

Mueller reforçou o compromisso da instituição com “inovação, transparência e as melhores práticas no ensino superior” e manifestou disposição para manter o diálogo com órgãos reguladores.

A penalidade na gestão Biden

Quando a penalidade foi anunciada pela administração Biden, Mueller alertou que o valor poderia resultar em aumento das mensalidades para compensar os custos. Ele chegou a afirmar em 2024 que a universidade poderia recorrer à Suprema Corte, considerando o episódio como “instrumentalização do governo”.

“Não há dúvidas quanto a isso”, disse Mueller. Isto é uma instrumentalização do governo.”

Fundada em 1949, a Grand Canyon University é uma das maiores universidades cristãs dos Estados Unidos, com cerca de 115 mil alunos. A instituição possui destaque no ensino superior privado e é conhecida por defender valores conservadores em sua atuação.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

O post Trump anula multa de Biden contra universidade cristã nos EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.