Netanyahu confirma eliminação de chefe do Hamas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou, nesta quarta-feira, 21, que o chefe do grupo terrorista Hamas, Muhammad Sinwar, foi morto durante uma operação israelense na semana passada. A fala ocorreu durante entrevista coletiva.

+ Leia mais: “7 de outubro foi esforço do Hamas para interromper conversas entre Israel e Arábia Saudita”

“Eliminamos dezenas de milhares de terroristas”, disse Netanyahu. “Eliminamos os líderes dos assassinos Deif, Haniyeh, Yahya Sinwar e, muito provavelmente, Mohammad Sinwar.”

Israel atacou Sinwar em uma série massiva de ataques. Se a morte do terrorista for confirmada, será um golpe para o alto escalão do grupo terrorista. Sinwar é irmão do ex-líder Yahya Sinwar, neutralizado por militares israelenses no sul da Faixa de Gaza em outubro de 2024.

Netanyahu prometeu retornar todos os reféns para Israel e confirmou que 20 deles estão vivos. Outros 38 sequestrados pelos terroristas estão mortos, segundo o primeiro-ministro.

De acordo com o jornal Times of Israel, o premiê também revelou que há um plano bem estruturado para alcançar objetivos de guerra na Faixa de Gaza. Para ele, o propósito é “claro e justificado”.

Netanyahu fala em ajuda humanitária

Benjamin Netanyahu afirmou que a ajuda humanitária será feita por etapas, em um plano elaborado em conjunto com os Estados Unidos. A ideia é garantir que a entrada dos alimentos “alcance crianças sem passar pelo Hamas”.

Benjamin Netanyahu disse que ajuda humanitária será feita em plano conjunto com os Estados Unidos | Foto: Shutterstock

O premiê disse que os residentes serão redirecionados para o norte de Gaza.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Segundo a imprensa israelense, Netanyahu disse estar disposto a aceitar um cessar-fogo temporário desde que atenda aos requisitos claros que garantam a segurança de Israel. Ele exige o desarmamento da Faixa de Gaza e o fim do controle da região pelo Hamas, além da libertação de todos os reféns.

Leia também: “Outro 7 a 1”, reportagem de Augusto Nunes e Eugenio Goussinsky publicada na Edição 269 da Revista Oeste

O post Netanyahu confirma eliminação de chefe do Hamas apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.