Rússia e outros 3 países reduzem embargo à carne de frango brasileira

O cenário das exportações brasileiras de carne de frango mudou nesta quinta-feira, 22, quando Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão optaram por limitar o embargo à produção originária do Rio Grande do Sul. A decisão ocorre depois do registro de um caso de gripe aviária em uma granja comercial do Estado.

Anteriormente, esses quatro países mantinham restrição total para todo o território brasileiro, situação semelhante à de outros mercados que também seguem com embargos parciais ou integrais.

Entre eles, Belarus, Armênia e Quirguistão não figuram entre os principais compradores do setor, enquanto a Rússia ocupou o 25º lugar entre os importadores em 2024, segundo dados do setor.

Para quais países o Brasil exporta carne de frango?

Na quarta-feira 21, a Colômbia comunicou a suspensão das importações de carne de frango brasileira de todo o país, segundo nota do Instituto Colombiano Agropecuário.

Entretanto, o Ministério da Agricultura não incluiu o país sul-americano na lista oficial de destinos restritos. Além disso, a Turquia foi acrescentada ao grupo de nações que impõem embargo apenas ao produto do Rio Grande do Sul.

O ministério reiterou que China, maior destino da carne de frango do Brasil, além de União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão continuam proibindo a importação de frango de todo o território nacional.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, África do Sul e Filipinas estiveram entre os dez maiores mercados para a carne de frango brasileira em 2024.

Restrições específicas para o Rio Grande do Sul

Existe um foco de gripe aviária no Brasil | Foto: Artur Piva/ChatGPT

Em paralelo, países como Arábia Saudita, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia e Turquia só mantêm restrições para o Rio Grande do Sul.

No comunicado anterior, a Arábia Saudita, quarto maior comprador do frango brasileiro, restringia apenas a importação do município de Montenegro. O ministério não explicou a alteração no critério.

Já nesta quinta-feira, 22, Emirados Árabes Unidos, segundo maior destino em 2024, passaram a embargar apenas a carne proveniente de Montenegro, situação semelhante à do Japão, terceiro colocado, conforme protocolo sanitário.

+ Leia mais sobre o Agronegócio em Oeste

O post Rússia e outros 3 países reduzem embargo à carne de frango brasileira apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.