O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) vai acionar o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União para apurarem o repasse de R$ 5,6 milhões feito pelo governo Lula a ONGs com histórico de ligação ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Segundo o parlamentar, as entidades deveriam distribuir marmitas, mas não entregaram as refeições prometidas. Além, disso Nikolas deve protocolar um requerimento de informações para cobrar explicações do Palácio do Planalto.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ele afirma que, mesmo sem cumprir os contratos, as ONGs receberam os pagamentos e apresentaram prestações de contas como se tivessem executado os serviços.
Os relatórios apresentados, segundo o deputado, contêm indícios de fraude. As entidades responsáveis pela execução do contrato estariam sob controle de ex-assessores de parlamentares do PT, o que, para Nikolas, reforça a suspeita de conluio político.
Diante da gravidade das denúncias, o político mineiro exige apuração rigorosa dos fatos e punição exemplar para os envolvidos.
Ele defende transparência total na aplicação de recursos públicos e afirma que a impunidade em casos como este compromete a confiança da população no Estado.
A denúncia ocorre em um momento de pressão crescente sobre a gestão petista. O governo tenta controlar os danos provocados por sucessivas revelações sobre favorecimento a aliados políticos por meio de repasses públicos.
Nikolas quer investigar Cozinha Solidária, de Lula
Em fevereiro deste ano, o jornal O Globo revelou que ONGs contratadas pelo programa Cozinha Solidária, lançado em novembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não forneceram as marmitas previstas em contrato.
No entanto, as entidades prestaram contas como se estivessem entregando as refeições. Ao todo, o programa do governo foi contratado para 12 Estados.
+ Leia também: “Jornal revela fraude em programa de marmitas do governo Lula organizado por ONGs ligadas a petistas”
Em São Paulo, por exemplo, a ONG Mover Helipa, comandada por José Renato Varjão, venceu um edital público.
Varjão, que trabalhou no gabinete do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), subcontratou uma rede de ONGs ligadas a atuais ou ex-integrantes de gabinetes petistas.
O post Nikolas Ferreira pede investigação sobre ‘marmitas-fantasma’ do governo Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.