As usinas deve produzir 35,5 bilhões de litros de etanol em 2024. Trata-se do álcool utilizado nos veículos automotores — apenas os Estados Unidos geram mais desse combustível que o Brasil no planeta.
Em 2023, por exemplo, os Estados Unidos produziram 58 bilhões de litros de etanol. De acordo com a Agência Internacional de Energia, a produção somada desse país com a do Brasil é responsável por cerca de 80% de todo e etanol no planeta. Na top cinco também aparecem China (6%), Índia (1,8%) e Tailândia (1,9%).
A geração norte-americana de etanol depende majoritariamente do milho. Já no Brasil, a cana é a principal fonte para a produção de álcool combustível é a cana de açúcar — mas os milharais têm ganhado cada vez mais espaço.
Atualmente, o milho responde por 20% da produção nacional. Em 2018, a proporção era cerca de 2%.
Indústria álcool combustível no Brasil
O sudeste é o maior produtor nacional, responsável por 46% da geração do país. Nesse caso, a cana-de-açúcar é a matéria-prima recorrente.
O segundo lugar é do Centro-Oeste. Responsável por 44% do total, essa parte do país concentra a fabricação a partir do milho. Ainda assim, a cana-de-açúcar é a maior fonte local e responde por 66% da oferta regional.
O post Apenas um país produz mais álcool que o Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.