19 de setembro na História: Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, estreia nos Estados Unidos

No dia 19 de setembro de 1990, estreava nos cinemas dos Estados Unidos o filme Os Bons Companheiros (Goodfellas, em inglês), dirigido pelo cineasta Martin Scorsese.

A produção, estrelada por Ray Liotta, Robert De Niro, Lorraine Bracco e Joe Pesci, foi baseada no livro best-seller Wiseguy, do repórter investigativo Nicholas Pileggi.

O livro narra a história real de Henry Hill (Liotta), um mafioso que se tornou informante do FBI entre as décadas de 1950 e 1980.

Os Bons Companheiros recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Joe Pesci ganhou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como o psicótico Tommy DeVito.

O filme teve sucesso nas bilheterias; arrecadou US$ 46,8 milhões apenas nos Estados Unidos e superou seu orçamento, de US$25 milhões.

Legado do filme

Os Bons Companheiros consolidou-se como um marco no gênero de filmes de máfia, redefinindo o estilo com uma abordagem realista e visceral. A película destacou-se pelo uso inovador de técnicas cinematográficas, como a câmera em movimento e o uso criativo de trilha sonora.

O legado de Os Bons Companheiros influenciou profundamente a cultura pop e inspirou séries e filmes subsequentes, como a série Os Sopranos (1999), da HBO.

A obra também solidificou o papel de Scorsese como um dos grandes mestres do cinema moderno. Tornou-se referência obrigatória em estudos sobre a representação do crime no cinema.

Mais de 30 anos depois do lançamento, o filme ainda é considerado uma das melhores obras do diretor e continua a impactar gerações de cineastas e espectadores.

A carreira de Scorsese

O diretor Martin Scorsese | Foto: Reprodução/Redes sociais
O diretor Martin Scorsese | Foto: Reprodução/Redes sociais

Martin Scorsese já era um diretor consagrado antes de Os Bons Companheiros, especialmente pelas colaborações com Robert De Niro em filmes como Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980) e O Rei da Comédia (1982).

Depois de Os Bons Companheiros, em que De Niro interpretou o mafioso Jimmy Conaway, a dupla trabalhou junta em Cabo do Medo (1991) e Cassino (1995).

Posteriormente, Scorsese dirigiu obras como Gangues de Nova York (2002), O Aviador (2004) e Os Infiltrados (2006). Este último lhe rendeu seu primeiro Oscar de Melhor Diretor, depois de cinco indicações anteriores na mesma categoria.

+ Leia mais sobre a História em Oeste

O post 19 de setembro na História: Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, estreia nos Estados Unidos apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.