Saúde substitui vacina oral da poliomielite por vacina injetável

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira, 20, que vai substituir a vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha. No seu lugar entra uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP). A nova fórmula é injetável e a mudança se dará até 4 de novembro.

O governo informa que tomou esta decisão conforme critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal mais seguro. Estados Unidos e nações europeias já usam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.

+ Leia mais notícias de Saúde na Oeste

A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações foi quem discutiu e aprovou a substituição no Brasil. A decisão contou com a participação de membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e acompanhamento da Organização Mundial da Saúde.

O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses; e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Mudança reduz doses, diz Saúde

A partir de 4 de novembro, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será: 

  • 2 meses: 1ª dose
  • 4 meses: 2ª dose
  • 6 meses: 3ª dose
  • 15 meses: dose de reforço

O Ministério da Saúde recomendou aos Estados que desenvolvam ações e preparem seus respectivos municípios para a retirada da VOPb e a substituição das doses de reforço.

Zé Gotinha | Foto: Ministério da Saúde/Divulgação
Criado nos anos 1980, Zé Gotinha continuará como símbolo de campanhas em favor da imunização no Brasil | Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Zé Gotinha continua em favor da imunização

A nova estratégia para uso da VIP é, segundo o governo, mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 34 anos sem a doença. Há 47 anos a VOP é usada, com sucesso, nas estratégias de vacinação. 

Criado nos anos 1980, o Zé Gotinha é uma marca do combate à poliomielite. O personagem faz, também, alertas sobre a prevenção de outras doenças imunopreveníveis, como o sarampo. Isso indica que ele continuará presente nas campanhas do Ministério da Saúde para reforçar outras iniciativas de imunização.

Zé Gotinha aparece, ainda, em propagandas em favor da hidratação, especialmente em razão do período de seca e baixa umidade no ar em várias partes do Brasil.



Leia também: “Israel irá vacinar soldados na Faixa de Gaza contra a poliomielite”

O post Saúde substitui vacina oral da poliomielite por vacina injetável apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.