O procurador-geral da República, Paulo Gonet, tem dito a auxiliares que vai apresentar uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depois do segundo turno das eleições municipais. A informação foi divulgada com exclusividade pelo Metrópoles.
Segundo a apuração do portal, Gonet avalia que denunciar Bolsonaro durante a campanha influenciaria diretamente as eleições. O partido do ex-presidente é o maior da Câmara e lançou candidatos nas maiores cidades do país.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em março, a Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro por associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público para falsificar cartões de vacina contra a covid-19.
Cinco meses depois, Bolsonaro também foi indiciado por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro no caso envolvendo as joias milionárias presenteadas ao governo brasileiro.
PGR avalia por quais crimes vai denunciar Bolsonaro
Segundo o Metrópoles, a Procuradoria-Geral da República (PGR) avalia por quais crimes denunciará Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF). Integrantes do gabinete de Gonet defendem que os dois inquéritos sirvam de base para uma só denúncia criminal.
Leia também: “Moraes determina à PGR que se manifeste sobre o novo pedido de Daniel Silveira”
O caso das joias sauditas ganhou um novo capítulo em agosto, depois do indiciamento de Bolsonaro pela PF.
O Tribunal de Contas da União (TCU) mudou seu entendimento e definiu que “não existe norma clara” na legislação sobre quais presentes os presidentes devem incorporar ao patrimônio público.
Nesta quarta-feira, 2, o advogado do ex-presidente, Frederick Wassef, pediu ao STF o encerramento das investigações sob o argumento de que a conclusão da PF se baseou em decisão alterada pelo TCU.
O post Gonet vai denunciar Bolsonaro depois do 2º turno das eleições apareceu primeiro em Revista Oeste.