O Google lançou o aplicativo Gemini para iPhone, uma inteligência artificial (IA) generativa projetada para conversar com usuários e criar conteúdos. Concorrente direta do ChatGPT, da OpenAI, o aplicativo está disponível em 35 idiomas, o português incluído, e pode ser baixado gratuitamente na App Store.
Até então, o Gemini só podia ser acessado no iPhone por meio de navegadores ou pelo aplicativo do Google. A nova versão, lançada na última quarta-feira, 13, oferece funcionalidades adicionais, como o “Gemini Live”, que permite conversas por voz e simula interações humanas.
+ Leia mais de Tecnologia em Oeste
O novo recurso está disponível em dez idiomas, que incluem o português, inglês, espanhol, francês, alemão, hindi, árabe, italiano, indonésio, japonês, turco e vietnamita. Há planos de expansão para outros idiomas e vozes no futuro.
The Gemini app, now available on iPhone.
Download it now in the App Store → https://t.co/et5AspqWJe pic.twitter.com/5QRC40FTbQ
— Google Gemini App (@GeminiApp) November 14, 2024
O lançamento reflete a estratégia do Google para fortalecer a presença no mercado de IA, especialmente no segmento de assistentes pessoais. O app do Gemini para iPhone integra serviços como YouTube, Maps, Gmail e Google Agenda, o que permite, por exemplo, que o usuário peça à IA para tocar músicas via YouTube Music ou buscar rotas no Maps.
As integrações, entretanto, ainda têm funcionalidade mais limitada em iPhones do que em dispositivos Android.
O gerador de imagens por IA do Google
Além de conversar e executar comandos, o Gemini gera imagens a partir do modelo Imagen 3. A funcionalidade, suspensa em fevereiro em meio a acusações de reprodução de vieses raciais e distorções históricas, foi reativada em agosto depois de passar por melhorias.
America’s Founding Fathers, Vikings, and the Pope according to Google AI: pic.twitter.com/lw4aIKLwkp
— End Wokeness (@EndWokeness) February 21, 2024
No início do ano, o sistema foi alvo de polêmica ao gerar imagens imprecisas, como representações de soldados nazistas negros. O Google afirmou ter aprimorado o modelo para evitar novos problemas.
Lançado em dezembro de 2022, o Gemini sucedeu o Bard, que havia sido apresentado meses antes como a aposta do Google em robôs conversacionais de IA. Em fevereiro de 2023, a empresa unificou suas ferramentas de IA generativa sob a marca Gemini, a fim de consolidar a presença nesse mercado em expansão.
We’re already working to address recent issues with Gemini’s image generation feature. While we do this, we’re going to pause the image generation of people and will re-release an improved version soon. https://t.co/SLxYPGoqOZ
— News from Google (@NewsFromGoogle) February 22, 2024
O post Google lança aplicativo de inteligência artificial para iPhone apareceu primeiro em Revista Oeste.