Google lança aplicativo de inteligência artificial para iPhone

O Google lançou o aplicativo Gemini para iPhone, uma inteligência artificial (IA) generativa projetada para conversar com usuários e criar conteúdos. Concorrente direta do ChatGPT, da OpenAI, o aplicativo está disponível em 35 idiomas, o português incluído, e pode ser baixado gratuitamente na App Store.

Até então, o Gemini só podia ser acessado no iPhone por meio de navegadores ou pelo aplicativo do Google. A nova versão, lançada na última quarta-feira, 13, oferece funcionalidades adicionais, como o “Gemini Live”, que permite conversas por voz e simula interações humanas. 

+ Leia mais de Tecnologia em Oeste

O novo recurso está disponível em dez idiomas, que incluem o português, inglês, espanhol, francês, alemão, hindi, árabe, italiano, indonésio, japonês, turco e vietnamita. Há planos de expansão para outros idiomas e vozes no futuro.



O lançamento reflete a estratégia do Google para fortalecer a presença no mercado de IA, especialmente no segmento de assistentes pessoais. O app do Gemini para iPhone integra serviços como YouTube, Maps, Gmail e Google Agenda, o que permite, por exemplo, que o usuário peça à IA para tocar músicas via YouTube Music ou buscar rotas no Maps. 

As integrações, entretanto, ainda têm funcionalidade mais limitada em iPhones do que em dispositivos Android.

O gerador de imagens por IA do Google

Além de conversar e executar comandos, o Gemini gera imagens a partir do modelo Imagen 3. A funcionalidade, suspensa em fevereiro em meio a acusações de reprodução de vieses raciais e distorções históricas, foi reativada em agosto depois de passar por melhorias. 



No início do ano, o sistema foi alvo de polêmica ao gerar imagens imprecisas, como representações de soldados nazistas negros. O Google afirmou ter aprimorado o modelo para evitar novos problemas.

Lançado em dezembro de 2022, o Gemini sucedeu o Bard, que havia sido apresentado meses antes como a aposta do Google em robôs conversacionais de IA. Em fevereiro de 2023, a empresa unificou suas ferramentas de IA generativa sob a marca Gemini, a fim de consolidar a presença nesse mercado em expansão.



O post Google lança aplicativo de inteligência artificial para iPhone apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.