Sob ameaça de ataque aéreo, Estados Unidos mandam fechar embaixada na Ucrânia

Sob ameaça de um “forte ataque aéreo”, o governo dos Estados Unidos anunciou que a sua embaixada em Kiev, na Ucrânia, vai permanecer fechada nesta quarta-feira, 20. A medida consiste em um ato de precaução.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Um alerta de segurança foi emitido para cidadãos americanos em toda a Ucrânia, não apenas na capital, onde está localizada a representação oficial.

“A Embaixada dos EUA recomenda que os seus cidadãos estejam prontos para se abrigar imediatamente caso surja um alerta de ataque aéreo”, orienta o comunicado.

Orientações para os cidadãos dos Estados Unidos

Rússia envia míssil para hospital na Ucrânia
Recentemente, um míssil russo atingiu o maior hospital infantil da Ucrânia. o alvo foram jovens pacientes com câncer | Foto: ZelenskyyUa/Fotos Públicas

Os cidadãos receberam orientações para acompanhar a mídia local para atualizações. Eles devem identificar locais de abrigo com antecedência e seguir as instruções das autoridades ucranianas e dos socorristas em caso de emergência.

+ Ucrânia faz 1º disparo de mísseis de longo alcance contra Rússia 

Esse alerta ocorre depois de a Ucrânia ter usado mísseis ATACMS, artefatos de longo alcance com selo dos Estados Unidos, para atingir território russo. Houve parra isso a permissão do governo Joe Biden. A Rússia alerta o Ocidente sobre considerar o uso desses mísseis como um envolvimento direto da região na guerra.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que responderia aos ataques feitos a partir de armas americanas.

Reações internacionais e ações militares

O Ministério da Defesa da Rússia informou que Kiev lançou seis mísseis ATACMS em direção a Bryansk, no sudoeste da Rússia, na madrugada de terça-feira, 19. Militares conseguiram interceptar cinco mísseis e destruir parcialmente o sexto. Apenas destroços caíram perto de uma área militar, causando um incêndio sem danos estruturais ou vítimas.

Fontes do governo americano e do Exército ucraniano confirmaram o ataque à agência de notícias Reuters. É comum Kiev não comentar alegações de ataques em solo russo.

Situação atual da guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia completou mil dias na terça-feira 19, sem perspectiva de fim ou negociações de paz. Cerca de 20% do território ucraniano está sob controle russo, mas sem avanços significativos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou um plano para expulsar tropas russas, mas não forneceu detalhes de como pretende executar o seu plano.

Leia também: “Acesso livre à internet na Rússia vicia soldados norte-coreanos em pornografia”

O post Sob ameaça de ataque aéreo, Estados Unidos mandam fechar embaixada na Ucrânia apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.