Parque da Cacau Show vira motivo de discórdia entre Itu e Sorocaba

As cidades paulistas de Itu e Sorocaba estão em uma disputa acirrada sobre o novo parque temático da Cacau Show. O embate ganhou força nesta semana, com uma série de postagens nas redes sociais, feitas pelos prefeitos de ambos os municípios.

Tudo começou com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos-SP). Do último domingo, 17, à terça-feira 19, ele fez três publicações no Instagram em comemoração à construção do parque. Os vídeos destacam os potenciais benefícios que o projeto traria para a localidade, como a criação de empregos. 

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste


Manga chegou a compartilhar um registro de um encontro com o dono da Cacau Show, Alê Costa, e a presidente da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), Vanessa Costa, em Orlando, no Estado norte-americano da Flórida

O prefeito de Sorocaba relatou que a ideia é construir o maior parque de diversões da América Latina, com previsão para concluí-lo em 2027.

Já o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (Progressistas-SP), discorda. Em publicação no Instagram, ele disse que o parque da Cacau Show “não terá 1m sequer em Sorocaba”. Gazzola referiu-se às publicações de Manga como “notícia infundada”. 


A reivindicação de Itu pelo parque da Cacau Show

A prefeitura ituana publicou imagens de satélite e informações sobre a área de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados que, segundo o município, está prevista no projeto protocolado na Secretaria de Obras. A prefeitura havia anunciado o projeto no site oficial da instituição, em 16 de outubro, quando também divulgou a possível planta baixa do parque. 

Para fortalecer sua posição, a Prefeitura de Itu revelou que a legislação municipal foi alterada para beneficiar a Cacau Show, ao permitir isenção total do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para a aquisição do terreno. A alteração veio através da Lei Complementar nº 35/2019, que inclui terrenos superiores a 4,5 milhões de metros quadrados no programa fiscal “Desenvolve Itu”. 


De acordo com o prefeito Guilherme Gazzola, a Cacau Show foi uma das primeiras empresas a se beneficiar dessa mudança. Ele disse ao jornal Folha de S.Paulo que a primeira reunião com os executivos da Cacau Show aconteceu em outubro de 2023, antes mesmo da aquisição da área por Alê Costa.

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou, em 17 de setembro, as concessões de duas licenças ambientais concedidas à CCSH Administração de Bens Intangíveis Ltda., que tem como sócios os proprietários da Cacau Show.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) outorgou licenças para um empreendimento denominado “Cacau Parque”. O nome do projeto é o mesmo da empresa Cacau Parque Empreendimentos e Participações Ltda., aberta em março de 2024.


A CCSH, sigla para Cacau Show, compõe o quadro societário da empresa, e a sede da Cacau Parque fica na cidade de Itu, no quilômetro 84 da Rodovia Castello Branco. A localização coincide com a área citada pela prefeitura do município para concessão do alvará e das licenças ambientais.

De acordo com a Prefeitura de Itu, cerca de 0,1% da área do terreno está dentro do município de Sorocaba, o que não alteraria a destinação dos encargos, dos impostos e de outras contribuições.

A defesa do outro lado da divisa 

Sorocaba diz que o novo parque também vai fazer parte da cidade e vai gerar benefícios para o local. O prefeito Rodrigo Manda disse à Folha que tomou conhecimento da relação do parque com o município depois de sua reeleição, em outubro.

O prefeito também disse que a viagem à Flórida foi feita com recursos próprios e que o convite para o encontro com Alê Costa e Vanessa Costa veio quando ele já estava em Orlando. “Pretendo fazer reuniões para debater a infraestrutura necessária para o parque”, comentou Manga. 


Ele disse à Folha que pretende incluir nas conversas o prefeito eleito de Itu, Herculano Passos, que é do mesmo partido. Além de correligionário, Manga diz que considera Passos um “amigo”.

Já a Cacau Show disse que o projeto para construção do parque está em fase de estudo e planejamento. Afirmou também que não vai comentar nenhuma informação sobre a área em que o parque será instalado. 

A empresa tem expandido seus negócios para além dos chocolates. A Cacau Show tem um hotel temático em Campos do Jordão, na região serrana de São Paulo, e anunciou em fevereiro a aquisição do PlayCenter, em Santo André, no ABC Paulista.

O post Parque da Cacau Show vira motivo de discórdia entre Itu e Sorocaba apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.