Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) articulam nos bastidores para cancelar o visto norte-americano do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, tentam impedir a entrada de seus familiares de primeiro grau nos Estados Unidos, conforme informou o portal UOL.
Parlamentares próximos a Donald Trump participam da negociação. A estratégia busca pressionar Moraes ao atingir também seus parentes. Se a restrição for aprovada, pessoas do círculo próximo ao ministro sofrerão impacto, o que ampliará o constrangimento da medida.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Alexandre de Moraes já afirmou que não pretende viajar para os EUA
Moraes já afirmou que não pretende viajar para os Estados Unidos, mas a sanção estenderia seus efeitos para além do próprio ministro. O contexto se torna ainda mais complexo com a presença de dois investigados em processos sobre ataques à democracia no Brasil que moram no país: os jornalistas Paulo Figueiredo e Allan dos Santos.
Os dois possuem residência legal nos Estados Unidos e influência nos círculos políticos norte-americanos. Figueiredo, em especial, mantém contato com parlamentares e levou a questão do visto de Moraes para reuniões estratégicas. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lidera a articulação. Em 2025, viajou aos Estados Unidos pelo menos três vezes para tratar desse e de outros assuntos.
Outro nome de peso se envolve na ofensiva contra Moraes. O bilionário Elon Musk, dono da plataforma X, enfrentou o ministro em embates diretos ao longo de 2024. Decisões do STF impuseram penalidades à empresa por não remover determinadas contas.
Apesar disso, a possível articulação que relaciona parentes do ministro pode não ir adiante, conforme explicou a Oeste o advogado Ricardo Vasconcellos, especialista em Direito Internacional. Vasconcellos explica que apenas pessoas que apoiaram e cumpriram os atos do ministro podem ser prejudicadas, entre eles, delegados da Polícia Federal e juízes.
“Quem compactuou com Alexandre de Moraes, como o procurador que deu parecer favorável sabendo que estava errado ao fazer isso, os delegados federais que obedeceram suas ordens, os agentes federais que cumpriram suas determinações, e até aqueles que atuaram em bancos para bloquear contas financeiras — todas essas pessoas podem ter seus vistos cancelados”, disse o jurista.
O post Família de Moraes pode ter visto dos EUA revogado, diz jornalista apareceu primeiro em Revista Oeste.