Em artigo publicado na Edição 257 da Revista Oeste, o colunista Evaristo de Miranda resgata a história da ocupação da Amazônia pelo Brasil, e destaca o papel fundamental do explorador Pedro Teixeira nesse processo. Ele ressalta que, no século 16, a Amazônia era de direito e de fato espanhola, segundo o Tratado de Tordesilhas, e que foram séculos de estratégia geopolítica, investimentos, expedições e diplomacia para integrá-la ao território brasileiro.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
A história de Pedro Teixeira se destaca nesse contexto. Considerado responsável por garantir que 62% da Amazônia permanecesse no Brasil, sua expedição de 1637 a 1639 foi um marco na demarcação territorial. Com uma frota de 70 canoas, mais de 70 soldados e cerca de 1,2 mil índios, ele percorreu a bacia amazônica até chegar às proximidades de Quito, e enfrentou desafios extremos, como enfermidades, ataques de índios e condições climáticas adversas.
No texto para a Revista Oeste, Miranda também destaca o papel de outros personagens históricos nessa jornada, como Bento Rodrigues de Oliveira, o mestre de campo da expedição, e Francisco Fernandes, que realizou a primeira jornada solitária pelo Rio Amazonas. A missão não apenas garantiu a soberania portuguesa sobre a região, mas também possibilitou registros valiosos sobre as populações indígenas, a geografia e as potencialidades econômicas da Amazônia.
COP30 pode ameaçar soberania nacional com internacionalização da Amazônia
Além disso, o colunista observa que a realização da COP30 em Belém levanta questionamentos sobre o futuro da região. Ele argumenta que a internacionalização da Amazônia pode ameaçar a soberania nacional, e transformá-la em um protetorado estrangeiro sob o pretexto da sustentabilidade.
“A COP30 em Belém será o triste fim de tantas epopeias?”, questionou o articulista. “Será a Amazônia reduzida a um protetorado estrangeiro, fornecedor de especiarias florestais sustentáveis?”
Essa abordagem demonstra como o Brasil, desde sua formação, precisou adotar estratégias para proteger sua integridade territorial. Em tempos de debates sobre a Amazônia e sua governança, resgatar histórias como a de Pedro Teixeira se torna essencial para compreender o que está em jogo.
Clique aqui para ler o artigo completo de Evaristo de Miranda na Edição 255 da Revista Oeste.
Revista Oeste
A Edição 257 da Revista Oeste vai além do texto de Evaristo de Miranda. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, J. R. Guzzo, Alexandre Garcia, Edilson Salgueiro, Ana Paula Henkel, Eugenio Goussinsky, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Branca Nunes, Frank Furedi, Adalberto Piotto, Carlo Cauti, Flávio Gordon, Dagomir Marquezi e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
O post Amazônia brasileira e a história de Pedro Teixeira apareceu primeiro em Revista Oeste.