O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou a participação do filme Ainda Estou Aqui na disputa pelo Oscar. Em entrevista ao jornalista Leo Dias, na última terça-feira, 25, ele disse que “brasileiro ganha em qualquer lugar” ao ser questionado se torce pela premiação do longa e de sua protagonista, Fernanda Torres, que concorre à categoria de melhor atriz.
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui disputa as categorias de melhor filme internacional e melhor filme. Bolsonaro disse que não assistiu ao filme, por falta de tempo. Durante a entrevista, o ex-presidente focou nas questões políticas que envolvem a produção.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O filme tinha que começar comigo”, afirmou, em referência ao período em que a família de Rubens Paiva foi vizinha de Bolsonaro, antes dos eventos narrados no filme. “Família Paiva, você tem que falar em Eldorado Paulista, a minha cidade”, disse o ex-presidente. “Você tem que falar em maio de 1970, quando passou o Lamarca na cidade.”
O guerrilheiro Carlos Lamarca, do grupo Vanguarda Armada Revolucionária Palmares, tinha uma base na fazenda vizinha à propriedade dos Paiva. “Por que o Lamarca achou aquele lugar de guerrilha?”, questionou Bolsonaro. “Pode ser que não tenha nada a ver com o Rubens Paiva, mas é muito difícil não ter, tendo em vista a base de guerrilha naquela cidade.”
Jair Bolsonaro conta na entrevista que a família era muito rica e tinha uma plantação de tangerinas na região. Ele era criança na época dos acontecimentos.

Bolsonaro critica comentário de Fernanda Torres
O ex-presidente criticou um comentário de Fernanda Torres sobre seu governo. A atriz disse que não seria possível fazer o filme durante seu mandato. “Eu proibi alguém de fazer alguma coisa? Eu cancelei a concessão de alguém?”
Bolsonaro disse que sua gestão fez ajustes na Lei Rouanet, mas frisou que Ainda Estou Aqui não recebeu dinheiro da lei federal. “Eu não sei por que ela fala isso aí”, disse o ex-presidente. “Eu não persegui ninguém.”
O post ‘Brasileiro ganha em qualquer lugar’: Bolsonaro comenta Ainda Estou Aqui no Oscar apareceu primeiro em Revista Oeste.