O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), denunciou que o governo Lula tem atuado “nos bastidores” para impedir a instalação da Comissão Parlamentar De Inquérito (CPI) do Roubo dos Aposentados. Se criado, o colegiado vai investigar a fraude bilionária do INSS.
“Enquanto o Brasil ainda tenta entender o rombo bilionário no INSS, o governo Lula faz de tudo para fugir da verdade”, afirmou o parlamentar. “Ao invés de apoiar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o caso, apurar o esquema e responsabilizar os envolvidos, o governo trabalha nos bastidores para, justamente, barrar essa CPI.”
+ De 185 apoiadores da CPI do Roubo dos Aposentados, 81 são da base governista
Em 30 de abril, a oposição conseguiu coletar as assinaturas necessárias para criar a CPI do Roubo dos Aposentados. Apesar de ser o 14° pedido para abertura de uma comissão, os parlamentares estão dispostos a negociar com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para priorizá-la.
Motta — que está nos Estados Unidos — ainda não deu um parecer favorável à instalação da CPI e, nesta semana, decretou um “recesso branco”. Com isso, a pauta foi esvaziada, sem votação de proposições legislativas e reuniões das comissões permanentes.

Zucco diz que governo quer “blindar” o escândalo do INSS
Ainda sobre a atuação da gestão petista diante da fraude do bilionária do instituto, o líder da oposição declarou: “Blindar escândalos não é governar, é acobertar, é ser cúmplice”.
“E isso, meus amigos, é uma vergonha”, prosseguiu. “Vamos falar claro, se isso fosse uma empresa privada, os envolvidos estariam afastados e com os bens bloqueados. Mas no governo Lula, quem deveria estar sendo investigado continua operando dentro do INSS, como se nada tivesse acontecido.”
Zucco destacou que entidades suspeitas da fraude, “inclusive a do irmão do Lula, já foram afastadas da apuração” da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU): “Isso é um escândalo dentro do escândalo”.
“O discurso da esquerda, como sempre, é jogar a culpa em Bolsonaro e dizer que tudo começou no governo anterior”, disse. “Mas vem cá, se isso fosse verdade, por que tanto medo de uma CPI? Por que todos os deputados da esquerda não votam, não assinam? Por que eles são contra?”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ao responder as indagações, Zucco afirmou que “onde tem escândalo com o dinheiro público, tem a digital do PT” e citou os casos de corrupção do Mensalão e o Petrolão.
“As investigações vão mostrar que também está acontecendo no INSS. Esta farra com o dinheiro dos aposentados precisa acabar e os culpados precisam pagar. A oposição vai pra cima, defendendo a abertura da CPI, doa a quem doer”, finalizou.
O post Zucco: ‘Governo atua nos bastidores para barrar a CPI do INSS’ apareceu primeiro em Revista Oeste.