Homem morre esperando atendimento em UPA no Rio de Janeiro

Um homem morreu enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 13. Vídeos nas redes sociais mostram o rapaz na sala de espera da unidade, já desfalecido, sendo levado às pressas por enfermeiros.  

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os profissionais da UPA disseram que tudo aconteceu muito rápido. O paciente teria chegado consciente e andando, acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local. 


Os registros do sistema mostram que a classificação de risco ocorreu às 20h30. A equipe médica teria sido acionada poucos minutos depois, com o paciente já inconsciente, segundo a SMS. O rapaz foi levado à Sala Vermelha para atendimento, mas não sobreviveu. 

A causa da morte foi identificada como parada cardiorrespiratória, conforme a SMS, que não divulgou a idade da vítima. O corpo foi enviado para o Instituto Médico-Legal (IML) para investigação da causa do óbito.

Direção da UPA reage à morte do paciente

A direção da UPA lamentou o ocorrido e abriu uma sindicância para apurar os fatos. O Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse nas redes sociais que todos os profissionais de plantão na unidade naquela noite “serão demitidos, responderão à sindicância e serão denunciados aos seus respectivos conselhos de classe”. 


“É inadmissível não perceberem a gravidade do caso”, disse o secretário, em publicação no último sábado, 14.

Inaugurada em maio de 2010, a UPA na Cidade de Deus custou R$ 4 milhões e foi construída com capacidade para atender a 9 mil pacientes por mês.

O post Homem morre esperando atendimento em UPA no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.