Um homem morreu enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 13. Vídeos nas redes sociais mostram o rapaz na sala de espera da unidade, já desfalecido, sendo levado às pressas por enfermeiros.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os profissionais da UPA disseram que tudo aconteceu muito rápido. O paciente teria chegado consciente e andando, acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local.
Viva o SUS!!!
Cidadão morre esperando atendimento na UPA de Jacarepaguá, RJ. pic.twitter.com/EbIWxb9TFS— Tumulto BR (@TumultoBR) December 14, 2024
Os registros do sistema mostram que a classificação de risco ocorreu às 20h30. A equipe médica teria sido acionada poucos minutos depois, com o paciente já inconsciente, segundo a SMS. O rapaz foi levado à Sala Vermelha para atendimento, mas não sobreviveu.
A causa da morte foi identificada como parada cardiorrespiratória, conforme a SMS, que não divulgou a idade da vítima. O corpo foi enviado para o Instituto Médico-Legal (IML) para investigação da causa do óbito.
Direção da UPA reage à morte do paciente
A direção da UPA lamentou o ocorrido e abriu uma sindicância para apurar os fatos. O Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse nas redes sociais que todos os profissionais de plantão na unidade naquela noite “serão demitidos, responderão à sindicância e serão denunciados aos seus respectivos conselhos de classe”.
Todos os profissionais que estavam no plantão da UPA da Cidade de Deus, na noite de ontem, serão demitidos, responderão sindicância e serão denunciados nos seus respectivos conselhos de classe. É inadmissível não perceberem a gravidade do caso. @Saude_Rio
— Daniel Soranz (@danielsoranz) December 14, 2024
“É inadmissível não perceberem a gravidade do caso”, disse o secretário, em publicação no último sábado, 14.
Inaugurada em maio de 2010, a UPA na Cidade de Deus custou R$ 4 milhões e foi construída com capacidade para atender a 9 mil pacientes por mês.
O post Homem morre esperando atendimento em UPA no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Revista Oeste.