Walter Braga Netto é o primeiro general de quatro estrelas a ser preso no Brasil. Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) neste sábado, 14, acusado de participar do plano de um suposto golpe de Estado depois das eleições presidenciais de 2022.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O posto de general de quatro estrelas é o mais alto da carreira militar no Brasil. Na hierarquia das Forças Armadas, os generais são classificados por estrelas, que indicam o nível de responsabilidade e autoridade de cada oficial.
- General de Brigada: duas estrelas
- General de Divisão: três estrelas
- General de Exército: quatro estrelas
A carreira de Braga Netto
Braga Netto, atualmente na reserva, foi ministro da Casa Civil e da Defesa no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele também foi candidato a vice-presidente na chapa que buscava a reeleição em 2022. A trajetória militar do general começou em 1974, aos 17 anos, e acumula cargos de destaque nas Forças Armadas e no governo federal.
Durante a carreira, Braga Netto foi chefe do Grupo de Observadores Militares das Nações Unidas no Timor Leste e como adido do Exército na Polônia, no Canadá e nos Estados Unidos. Ele foi comandante Militar do Leste e interventor da Segurança Pública do Rio de Janeiro durante o governo de Michel Temer (MDB), entre 2018 e 2019.
O general também obteve os títulos de mestre em operações militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1988, e doutor em aplicações, planejamento e estudos militares pelo Curso de Altos Estudos da Escola de Comando do Estado-Maior do Exército, em 1994.
General é acusado de coordenar suposta tentativa de golpe de Estado
Segundo a Polícia Federal, há indícios de que Braga Netto tenha coordenado uma tentativa de golpe. A prisão pôs o general sob custódia do Exército, no Comando da 1ª Divisão de Exército, que faz parte do Comando Militar do Leste.
Braga Netto foi comandante dessa divisão entre 2016 e 2019. Por isso, o ex-ministro ficará detido na mesma sede militar que já comandou, no Rio de Janeiro.
O post Braga Netto é o primeiro general de quatro estrelas a ser preso no Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.