O serviço 710 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que permite viagens integradas entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem troca de trens na Estação Brás, será descontinuado em setembro deste ano.
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Os passageiros que utilizam esse trajeto, que conecta o Grande ABC à cidade de Jundiaí, terão de realizar uma baldeação na Estação Luz para continuar o percurso.
A CPTM informou que o serviço continuará funcionando até a conclusão da operação assistida da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda. Essa operação, que começou em 15 de dezembro de 2024, tem previsão de duração de aproximadamente nove meses.
Atualmente, ela atende a Linha 7-Rubi, o Serviço Expresso Aeroporto, as linhas 3-Vermelha do Metrô e 8-Diamante da ViaMobilidade, com funcionamento das 10h às 15h. Segundo a companhia, a medida visa a garantir segurança e conforto aos passageiros.
Novas integrações a partir do término do serviço da CPTM
Com o término do serviço 710, a Linha 10-Turquesa passará a operar de forma independente e cobrirá o trajeto entre Luz e Rio Grande da Serra.
Aos usuários da Linha 7-Rubi, que desembarcam na Estação Palmeiras–Barra Funda, haverá novas opções de integração, incluindo o Expresso Aeroporto e as linhas 11-Coral e 3-Vermelha do Metrô. Essa mudança pode aumentar o tempo de deslocamento, exigindo mais integrações dos passageiros.
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Paralelamente a essas alterações, a tarifa básica de trens e metrô em São Paulo passou para R$ 5,20 a partir desta segunda-feira, 6. Esse aumento de R$ 0,20 ocorre depois de um longo período de estabilidade nos preços.
A CPTM garantiu que todas as gratuidades atualmente em vigor serão mantidas. Destacou, ainda, que o reajuste é inferior à projeção de inflação de 5,09%, calculada pelo IPC-Fipe.
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Além das mudanças no sistema ferroviário, o valor da passagem de ônibus também mudou: passou de R$ 4,40 para R$ 5. Este foi o primeiro aumento em quatro anos.
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