Lula mente ao afirmar que Bolsonaro entregou Brasil em déficit

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em uma entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou as contas públicas com um déficit de 2,6% ao fim de seu mandato.

“[Bolsonaro] Estava com a máquina na mão”, disse Lula, em entrevista realizada na quinta-feira 6. “[…] Deixou um déficit de 2,6% para mim. Deixou um déficit. E o nosso déficit agora foi de 0,09%.”

No entanto, dados do governo federal mostram que o Brasil registrou um superávit de R$ 54 bilhões em 2022, último ano do governo Bolsonaro. O valor é equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Antes da gestão anterior, o país registrou déficit por oito anos seguidos.

Gráfico do portal Poder360 compara déficits entre os governos anteriores e a terceira gestão de Lula | Foto: Reprodução/Poder360
Gráfico do portal Poder360 compara déficits entre os governos anteriores e a terceira gestão de Lula | Foto: Reprodução/Poder360

Este superavit, sob a gestão de Bolsonaro, contrasta com os déficits dos dois primeiros anos do terceiro governo do petista, que alcançaram 2,1% em 2023 e 0,4% em 2024.

A divergência nos números levantou dúvidas sobre a precisão da declaração de Lula. Recentemente, sua equipe econômica apresentou uma nova metodologia para cálculo das contas públicas, transformando o superavit de 2022 em um déficit.

Nova metodologia de Lula alterou resultados anteriores | Foto: Reprodução/Poder360
Nova metodologia de Lula alterou resultados anteriores | Foto: Reprodução/Poder360

Esta alteração, contudo, não modificou a série histórica do resultado primário convencional divulgada pelo Tesouro Nacional.

Os dados estão contra Lula

Lula, em cerimônia de assinatura de aditivo para obras da Transnordestina, no Palácio do Planalto, em Brasília - 27/11/2024 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Ministério da Fazenda teve que corrigir a fala de Lula sobre o suposto déficit de Bolsonaro | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

De acordo com a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, o déficit estrutural de 2022 foi de 0,6%, não 2,6%, como mencionado por Lula.

Ainda não está claro se o presidente se referia à nova metodologia. Até o momento, o método não tem sido amplamente aceita pelos analistas financeiros e econômicos, que continuam a basear suas análises nos dados históricos convencionais.

Além disso, o Tesouro Nacional informou que o déficit acumulado no governo Bolsonaro foi de 2,4%. O petista, no entanto, não mencionou que o governo atual acumulou déficit de 1,19% em dois anos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O post Lula mente ao afirmar que Bolsonaro entregou Brasil em déficit apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.