A passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo aumenta o risco para chuvas intensas, a partir desta sexta-feira, 14. Segundo os meteorologistas da Defesa Civil do Estado, a precipitação ocorrerá em todo o território estadual.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Apesar da generalização, ela terá maior intensidade nos municípios da faixa leste, que inclui a Grande São Paulo, o litoral e o Vale do Paraíba, além das regiões de Campinas e Sorocaba. Já no Vale do Ribeira, as condições são de chuva mais intensa e volumosa.
Este cenário deve persistir até o próximo sábado, 15, pois a frente fria, embora afastada, ainda causará efeitos na atmosfera. A camada de ar canalizará a umidade da Amazônia em direção ao Estado de São Paulo.
Previsões e recomendações da Defesa Civil
![Alerta de chuva forte que a Defesa Civil enviou aos celulares | Foto: Reprodução/Anderson Scardoelli](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/Alerta-Defesa-Civil-1.jpeg)
A Defesa Civil informou que, embora haja a passagem de uma frente fria, ela não terá força suficiente para reduzir drasticamente as temperaturas, principalmente no interior paulista. “Com isso, a sensação de calor continuará”, escreve o órgão. “Somente na faixa leste haverá ligeira redução das temperaturas máximas, em razão de uma maior presença de nebulosidade.”
Já para o domingo 16, o risco da ocorrência de chuvas diminui. Assim, São Paulo volta a sofrer com as altas temperaturas, de forma generalizada, por todo o Estado. Enquanto isso, esta quinta-feira, 13, permanece com condições de pancadas de chuva, típicas de verão. Elas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, queda de raios e granizo, de forma isolada.
Conforme as orientações da Defesa Civil, durante as chuvas intensas, a população não deve se arriscar em ruas alagadas. “Um adulto pode ser arrastado com a água na altura do tornozelo”, informa o órgão. “Já um veículo pode ser arrastado com a água encobrindo suas rodas.”
Leia também: “Na agropecuária nada se perde, nem a fumaça”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 255 da Revista Oeste
Outra medida de prevenção é evitar ficar próximo de árvores e estruturas metálicas frágeis. Além de poderem cair, elas atraem raios. Em caso de recebimento do alerta da Defesa Civil, as pessoas devem evitar se expor em locais sujeitos a alagamentos e procurar permanecer em um local seguro até o fim do temporal.
O post Chuva forte em São Paulo: confira o alerta da Defesa Civil apareceu primeiro em Revista Oeste.