O Banco Neon informou aos seus clientes na quarta-feira 12 sobre a ocorrência de uma “cópia não autorizada” de dados de alguns de seus usuários, relata o portal g1. O banco pediu atenção a possíveis tentativas de golpe e a comunicações suspeitas.
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À reportagem, a instituição não informou quantos clientes foram afetados nem quais dados foram comprometidos. Apenas relatou que já tomou as providências necessárias para evitar qualquer novo acesso indevido e que seguirá monitorando a situação.
Em resposta a uma postagem em redes sociais, de um usuário que alegava ter acesso aos dados e os oferecia para venda, o banco declarou que “os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon”.
A Neon explicou que depois de ser notificada tomou as medidas adequadas para interromper qualquer acesso não autorizado e realizar uma análise detalhada do caso.
Veja a nota oficial do Banco Neon
“A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, os quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações. A Neon está investigando a alegação de vazamento de dados com tentativa de extorsão realizada nesta manhã e, já deletada, em um fórum hacker. Afirmamos que nas nossas investigações até o momento, os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon.
Vale ressaltar que assim que tomamos conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação às autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa.“
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O Banco Central divulgou comunicado em seu site, em março de 2024, com as seguintes recomendações para os usuários de bancos.
- Não transferir dinheiro a pedido de conhecidos enviado por aplicativos de mensagens (WhatsApp ou Telegram, por exemplo), principalmente para a conta de outra pessoa que não é conhecida. É indicado telefonar antes ou encontrar a pessoa, confirmando se ela realmente fez o pedido;
- Não aceitar ajuda de estranhos para pagar contas, sacar dinheiro ou fazer outra operação em caixa eletrônico. Pedir ajuda somente a funcionários do banco, que devem estar identificados com crachá e uniforme com o nome do banco;
- Desconfiar de promessas de herança, doação ou prêmios em moeda estrangeira (dólar, por exemplo) e não transferir dinheiro para o exterior para receber um valor prometido;
- Não fornecer o cartão ou senha a outras pessoas, mesmo que conhecidas;
- Se ainda tiver dúvidas, consultar os canais oficiais do seu banco.
A entidade tem demonstrado preocupação em relação às tentativas de golpe que utilizam o nome de instituições bancárias.
O post Banco Neon alerta para possíveis golpes com dados vazados de clientes apareceu primeiro em Revista Oeste.