O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protocolou um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as possíveis fraudes no programa Cozinha Solidária, do governo Lula — a CPI das Quentinhas. Ele anunciou, em discurso na Câmara na quarta-feira 12, que está coletando assinaturas para instaurar a CPI.
“Eu estou buscando assinaturas da CPI das Quentinhas”, declarou. “Temos que saber quem são esses deputados do PT e seus assessores ligados a essas falcatruas das quentinhas.”
As possíveis fraudes no programa de distribuição de marmitas do governo Lula foram reveladas pelo jornal O Globo, que visitou endereços onde deveriam funcionar as cozinhas para preparar as refeições e não encontrou nem sinal de produção de quentinhas.
O programa deveria ser desenvolvido por meio de contratos firmados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, comandado pelo petista Wellington Dias, com a ONG Movimento Organizacional Vencer, Educar e Realizar (Mover Helipa). Essa ONG é comandada por um ex-assessor do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), José Renato Varjão
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A entidade teria recebido aproximadamente R$ 5,6 milhões para distribuir marmitas a pessoas em situação de vulnerabilidade, mas o serviço nunca foi realizado. O programa foi contratado para funcionar em 12 Estados.
Em São Paulo, os casos de possíveis fraudes estão concentrados em uma região da zona sul da capital paulista conhecida como “Tattolândia”, apelido dado por causa da forte influência política da família Tatto, que há décadas domina a política local.
Repercussão do escândalo das quentinhas
O caso já foi levado ao Ministério Público Federal (MPF) por meio de representação feita pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP). “Há fortes indícios de corrupção, consistente em receber verbas federais, previamente direcionadas por causa da influência de membros do Poder Legislativo no governo, e não entregar o serviço contratado”, afirma Kataguiri na denúncia.
![Parlamentares protestam na Tribuna da Câmara sobre denúncia de fraude no programa de quentinhas do Executivo](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/img20250211185714057.jpg)
O escândalo das quentinhas também foi alvo de um protesto de deputados da oposição. Na última terça-feira, 11, parlamentares levaram marmitas de alumínio à tribuna da Câmara e gritaram em coro “quentinhas vazias”, em alusão ao caso.
Atualmente, a oposição tenta emplacar ao menos três CPIs no Congresso: uma para investigar o rombo recorde nos Correios; outra para apurar a influência da agência norte-americana Usaid nas eleições de 2022; e a outra para conferir as supostas pedaladas do governo Lula no programa Pé-de-Meia.
O post Deputado coleta assinaturas para CPI das Quentinhas apareceu primeiro em Revista Oeste.