Durante um jantar reservado com empresários em São Paulo, na noite de segunda-feira 24, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, criticou a condução fiscal do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tebet disse que o Executivo falhou ao não apresentar um ajuste crível das contas públicas. Para a ministra, o governo Lula não fez o “dever de casa”. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A fala ocorre num momento de crescente desconfiança do mercado com o rumo da política econômica. Na avaliação da ministra, a disparada do dólar no fim do ano passado foi uma resposta direta à frustração dos agentes financeiros diante da proposta de corte de gastos.
O texto final aprovado pelo Congresso, segundo ela, ficou aquém do esperado pela equipe econômica. A assessoria de Tebet confirmou que a conversa foi informal e reiterou que o projeto enviado sofreu alterações substanciais no Legislativo.
Outros fatores também foram mencionados pela ministra. Ela atribuiu parte da valorização do dólar a pressões externas e do mercado. O jantar, organizado pelo grupo Esfera, reuniu representantes dos setores de energia, comércio, finanças e infraestrutura.
Simone Tebet reafirmou fidelidade a Lula
Apesar das críticas, Tebet reafirmou fidelidade a Lula e disse que permanecerá no governo por lealdade. Declarou, porém, que não apoia o modelo atual de reeleição e defendeu um mandato único de cinco anos.
Em novembro de 2023, o governo apresentou ao Congresso uma PEC com foco na recuperação fiscal. A votação ocorreu no mês seguinte. O texto original previa um impacto positivo de R$ 71,9 bilhões em dois anos, mas a versão aprovada reduziu essa expectativa para R$ 69,8 bilhões. Um dos trechos excluídos previa regras mais duras para o acesso ao BPC, pago a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência.
O post Simone Tebet critica falta de ajuste fiscal no governo Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.