O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira, 26, um acordo entre a Embraer e a All Nippon Airways (ANA) para a compra de até 20 jatos E-190.
A declaração foi feita no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio. Lula destacou que “quem compra 20 aeronaves pode comprar um pouco mais” e sugeriu que todas as empresas japonesas podem voar de Embraer.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o acordo com a ANA representa quase R$ 10 bilhões em investimentos na Embraer.
Costa Filho ressaltou a importância do “trabalho comercial” de Lula com a Embraer, considerando-o estratégico para o desenvolvimento da aviação brasileira.
As vendas da Embraer

Costa Filho, ao lado do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, mencionou que a venda dos aviões para o Japão e outros mercados internacionais está ligada à preparação da mão de obra brasileira.
Gomes Neto expressou satisfação com a escolha da ANA, a maior companhia aérea do Japão, afirmando que “a decisão pelos aviões da Embraer reforça e endossa o produto”.
O ministro destacou também as negociações para que o setor de aviação japonês adote o Combustível Sustentável de Aviação (SAF).
Possível padrão de combustíveis
Produzido a partir de resíduos agrícolas e óleos reciclados, o SAF é uma alternativa ecológica ao combustível fóssil. Há esforços para que 10% do combustível de aviação usado no Japão seja composto por etanol.
“As companhias aéreas japonesas têm total interesse em poder voar através do SAF”, disse Costa Filho, acrescentando que o Brasil pode se tornar um grande exportador desse combustível.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O post Embraer acerta venda de até 20 jatos com empresa japonesa apareceu primeiro em Revista Oeste.