Várias partes do Brasil devem registrar durante esta semana grande volume e intensidade de chuvas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão, aliás, emitiu alerta laranja para toda a faixa litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A previsão para esta quarta-feira, 9, e quinta-feira, 10, é de chuvas intensas e volumosas. As precipitações, conforme os meteorologistas, podem gerar acúmulos superiores a 300 milímetros em algumas áreas. A perspectiva inclui principalmente eventos críticos, como ressacas com ondas de até 3 metros.
Surfistas devem evitar o litoral
Nessas circunstâncias, agentes de Defesa Civil recomendam ficar longe do mar, sobretudo os praticantes de esportes aquáticos, como surfistas e velejadores. Recentemente, um francês que morava em Santos morreu afogado ao cair no mar exatamente em um período em que as autoridades haviam informado sobre o estado de alerta.
A chuva, com intensidade moderada a forte, persistirá por várias horas na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No território gaúcho, a água deve afetar principalmente o extremo sul e parte da Costa Doce. Essa região compreende os municípios de Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Tapes, entre outros.
Em Santa Catarina, o sul e a parte sul da Grande Florianópolis concentram a previsão de maiores acumulados. Os volumes de chuva podem variar entre 60 mm e 300 mm, dependendo da localização. A Grande Porto Alegre, contudo, está fora da área de maior risco.
Além da chuva, o litoral gaúcho e catarinense enfrenta risco de ressaca, com ondas entre 2,5 e 3 metros, segundo a Marinha do Brasil. A agitação marítima é causada por uma forte massa de ar frio de origem polar (alta pressão atmosférica) que gera ventos marítimos frequentes e intensos.
Ventos causam mais chuvas
Esses ventos carregam umidade do oceano para o continente, que se concentra nas montanhas próximas ao litoral do RS e SC, intensificando a formação de nuvens carregadas. A circulação ciclônica dos ventos em altitude (cavado) também contribui para a chuva. A previsão é de diminuição das chuvas com o deslocamento deste cavado.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
O post Litoral brasileiro tem previsão de fortes chuvas apareceu primeiro em Revista Oeste.