O senador Eduardo Girão (Novo-CE) intensificou a pressão sobre o Senado Federal para que sejam convocados, com urgência, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e seu ex-assessor no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro.
A solicitação ocorre depois da divulgação, pelo jornal Gazeta do Povo, de mensagens privadas nas quais Tagliaferro expressa temor por sua vida e liberdade caso revele informações sobre sua atuação sob a chefia de Moraes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
As mensagens, obtidas pela Polícia Federal, mostram conversas entre Tagliaferro, sua mulher e seu advogado. Em uma delas, o ex-assessor afirma: “Se eu falar algo, o ministro me mata”. Em outro trecho, ele diz: “Se eu morrer, já sabe”, caso expusesse detalhes de sua atuação no TSE.
Tagliaferro chefiou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do órgão entre agosto de 2022 e maio de 2023, período em que teria produzido relatórios sobre políticos, ativistas e veículos de comunicação a pedido de Moraes, sem formalização por meio de ofícios nem decisões judiciais.
Girão convoca Moraes ao plenário
Diante da gravidade das revelações, Girão, que já havia protocolado requerimentos para ouvir Tagliaferro e Moraes na Comissão de Segurança Pública do Senado, agora cobra celeridade na tramitação.
Em declaração nas redes sociais nesta quarta-feira, 16, o senador afirmou: “Não dá mais para esperar!”, disse. “Temos que ouvir urgente, se possível na próxima semana! O Congresso brasileiro tem o dever de apurar, já que muitos institutos e boa parte da mídia brasileira fazem ‘vista grossa’ com algo com potencial de balançar a República!”
É O INVERSO,SR MORAES:AI DE NÓS SE NÃO EXISTISSE O “X”…O TAGLIAFERRO Q O DIGA
Atenção:já foi aprovado requerimento de minha autoria p/ ouvir imediatamente o Sr TAGLIAFERRO no @senadofederal ! Depois do impropério vergonhoso dito p/ min Moraes que “…se os NAZISTAS tivessem… pic.twitter.com/XNglKGK7Yj
— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) April 17, 2025
Girão ainda criticou uma declaração recente de Moraes, na qual o ministro afirmou que, “se os nazistas tivessem acesso ao X, teriam conquistado o mundo”. O senador rebateu: “É o inverso, Sr. Moraes: ai de nós se não existisse o X… o Tagliaferro que o diga”.
Para Girão, plataformas como o X são fundamentais para a denúncia de abusos e a preservação da democracia. Na Câmara, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também protocolou requerimento para convidar Tagliaferro a prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Leia também: “A volta dos Irmãos Petralha”, reportagem de Augusto Nunes e Eugenio Goussinsky publicada na Edição 239 da Revista Oeste
O post Girão pede pressa ao Senado para ouvir Moraes sobre Tagliaferro apareceu primeiro em Revista Oeste.