Energia começa a voltar na Espanha e em Portugal, depois de apagão

O fornecimento de eletricidade foi restabelecido em partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira, 28, depois de horas de um apagão em toda a Península Ibérica. As informações são das operadoras de rede de ambos os países.

Leia mais: “Apagão atinge Espanha e Portugal e gera caos em transporte e serviços essenciais”

Na Espanha, a Red Elétrica (REE) informou que a energia voltou em várias regiões, como Catalunha, Aragão, País Basco e Andaluzia. Parte da comunidade de Madrid também já registra recuperação parcial. A empresa destacou que a recuperação começou pelas cidades do norte e sul, com reforço de energia enviado pela França e por Marrocos.

Mais cedo, a REE estimou que a recuperação completa poderia levar de seis a dez horas. O premiê espanhol, Pedro Sánchez, alertou que o país enfrentaria “horas críticas”. Em discurso, pediu que a população evitasse deslocamentos e utilizasse os celulares “o mínimo possível”, já que o apagão afetou as redes de internet e telefonia.

REN informa as causas do apagão

Em Portugal, a Redes Energéticas Nacionais (REN) informou que a energia começou a voltar nas cidades do norte e do centro do país. O consumo está sendo gradualmente normalizado, primeiro nas áreas próximas às usinas e, depois, em regiões mais distantes.

A REN relatou que, momentos antes da queda, houve uma grande oscilação de tensão na rede elétrica da Espanha. Em comunicado à agência Reuters, a companhia explicou que o que provou o apagão generalizado foi um “fenômeno atmosférico raro”.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

“Devido a variações extremas de temperatura no interior da Espanha, ocorreram oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV), um fenômeno conhecido como vibração atmosférica induzida por Ging”, informou a Ren. “Essas oscilações causaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, resultando em perturbações sucessivas em toda a rede elétrica interligada da Europa.”

O post Energia começa a voltar na Espanha e em Portugal, depois de apagão apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.