Ciro Gomes tem articulado nos bastidores, junto a uma ala do PDT, para que a legenda abandone a base do governo Lula. O rompimento se fortalece com a iminente demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social.
Atualmente, o PDT é um dos aliados do governo Lula no Congresso Nacional. O partido conta com três senadores e 17 deputados federais.
+ Gleisi Hoffmann articula ofensiva para forçar Lupi a deixar o governo
Ciro é um dos principais críticos de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT). Em um evento em Maceió (AL) no ano passado, declarou que a sigla encara um “vazio ideológico” e uma “brutal contradição”.
“Tenho pouco apreço a essa prática corrupta fisiológica pouco ideológica”, declarou à imprensa, na época. “Em princípio, acho que o PT é o mal maior hoje no Ceará.”
Lula deve demitir Lupi
Lupi encara uma possível demissão do cargo depois do escândalo bilionário do INSS. O ministro deve se reunir com Lula nesta sexta-feira, 2, no Planalto — onde deve ser oficializada sua saída da pasta.
A Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF) em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), apreendeu mais de R$ 40 milhões em bens e valores.
A investigação apura a suspeita de descontos irregulares em aposentadorias e pensões pagas pela autarquia. Os valores recolhidos eram repassados a associações que, supostamente, remuneravam serviços a essas pessoas.
Contudo, a PF mostra que a maioria dos descontos era feita sem a autorização dos aposentados e pensionistas. E que essas associações envolvidas fraudavam documentos e assinaturas para conseguir o desconto junto do INSS.
O post Ciro quer que o PDT abandone a base apareceu primeiro em Revista Oeste.