Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE) convidou sete governadores para debater a proposta. A maioria dos nomes é de gestores da oposição ao governo Lula da Silva.
Dos sete convidados, quatro são de perfil mais conservador: Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Ronaldo Caiado (Goiás). Todos esses nomes representam principalmente a ala da direita no cenário político atual.
PEC da Segurança: pluralidade regional e partidária
Também receberam convite três governadores aliados do Palácio do Planalto: Jerônimo Rodrigues (Bahia), Raquel Lyra (Pernambuco) e Hélder Barbalho (Pará). O placar é de 4 a 3 em favor da oposição. O relator argumenta, porém, que buscou equilibrar os convites com base na representatividade política e regional.
Leia também: “Lewandowski compara governadores à era da República Velha”
Conforme Mendonça, as escolhas procuram contemplar as principais regiões do país, especialmente o Nordeste e o Sudeste, que concentram a maior parte da população brasileira. Ele defende que o debate da PEC seja amplo, técnico e sem viés ideológico.
Boa recepção no Ministério da Justiça
Apesar de ser da oposição, Mendonça Filho foi bem recebido pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A avaliação entre aliados do ministro é que o deputado tem experiência e bom trânsito no governo, o que pode facilitar o andamento das discussões.
Outro fator considerado positivo é o histórico do parlamentar: ele foi ministro da Educação no governo Michel Temer, o que agrega legitimidade à sua atuação em temas estruturais.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
O post PEC da Segurança: relator convida governadores para discutir proposta apareceu primeiro em Revista Oeste.