Itamaraty questiona Portugal sobre expulsão de estrangeiros

A Embaixada do Brasil em Portugal abriu conversas com autoridades portuguesas para esclarecer a decisão do governo interino de expulsar milhares de imigrantes. No sábado 3, Lisboa confirmou que notificará até 18 mil estrangeiros a deixar o país. A medida ocorre a duas semanas das eleições legislativas, marcadas para o próximo dia 18.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O embaixador Raimundo Carreiro Silva afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que a maioria dos atingidos não é brasileira. Segundo ele, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) citou apenas casos pontuais que envolveram cidadãos do Brasil, sem detalhar a situação.

Diante da repercussão, Carreiro agendou uma reunião com o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alexandre Candeas. O encontro será nesta segunda-feira, 5, com o objetivo de obter esclarecimentos formais e reforçar o diálogo com o governo português.

“Estou em contato preliminar com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), e a informação é que o número de brasileiros é baixo, são casos específicos, sem detalhar”, afirmou.

Itamaraty divulgou nota oficial, e afirmou que acompanha o caso com atenção

O Itamaraty divulgou nota oficial, e afirmou que acompanha o caso com atenção. A embaixada brasileira mantém contato contínuo com as autoridades locais para monitorar possíveis impactos sobre a comunidade brasileira em Portugal.

O governo português informou que cerca de 4,5 mil estrangeiros receberão, já na próxima semana, notificações para sair voluntariamente em até 20 dias. O total de cartas pode chegar a 18 mil. A decisão foi anunciada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

A iniciativa é parte da estratégia da Aliança Democrática, coalizão de centro-direita que governa Portugal e tenta se manter no poder. O endurecimento da política migratória tem sido uma de suas principais bandeiras durante a campanha eleitoral.

As eleições legislativas, antecipadas para 18 de maio, foram convocadas depois da renúncia do primeiro-ministro Luís Montenegro, em março. Seu governo perdeu apoio parlamentar e sofreu um voto de desconfiança.

O post Itamaraty questiona Portugal sobre expulsão de estrangeiros apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.