A Al-Qaeda no subcontinente indiano declarou “guerra santa” contra a Índia depois de bombardeios indianos no Paquistão. A declaração foi emitida na quarta-feira 7. Os países disputam o território da Caxemira.
No comunicado, a organização acusou a Índia de travar uma guerra contra o Islã e seus seguidores, convocando muçulmanos a se unirem na “Jihad Fi Sabililah” (guerra santa em parte de Alá). O anúncio ressalta o aumento das tensões entre as duas nações.
O conflito se intensificou depois de a Índia, liderada pelo primeiro-ministro Narendra Modi, lançar a “Operação Sindoor” em 6, visando a alvos no Paquistão e em áreas da Caxemira. Nova Déli justificou que os locais eram bases terroristas.
Essa ação foi uma resposta do ataque ocorrido na Caxemira na terça-feira 6, que resultou na morte de 26 turistas. A Índia responsabilizou grupos separatistas, alegadamente apoiados pelo Paquistão, pelo atentado.
Saldo do ataque à Caxemira
Em retaliação, o Paquistão atacou posições indianas próximas à linha de controle na Caxemira, destruindo um quartel-general e um posto militar, além de derrubar 5 aeronaves indianas.
Até agora, o saldo dos ataques é de 47 mortos. O governo paquistanês relatou 31 mortes desde o início da semana, enquanto a Índia registrou 16 mortes devido à recente escalada de violência. A situação permanece tensa na região.
A área afetada pela escalada inclui partes da Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh, Butão, Sri Lanka e Maldivas.
Conflitos entre Índia e Paquistão

Paquistaneses e indianos entram em conflito por disputas na Caxemira desde que ficaram independentes do Império Britânico, no fim da década de 1940. A região é dividida entre três países: Índia, Paquistão e China.
Antes de 2025, ocorreram quatro conflitos entre paquistaneses e indianos por causa da Caxemira. O último aconteceu em 1999. Na época, ambos já tinham armas nucleares, porém os estoques de armas nucleares eram 20 vezes menores que o atual. Eram 16 ogivas, oito de cada um.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O post Caxemira: Al Qaeda declara ‘guerra santa’ contra a Índia apareceu primeiro em Revista Oeste.