O ex-presidente Jair Bolsonaro foi às redes sociais nesta quinta-feira, 8, para parabenizar o cardeal Robert Francis Prevost, que foi elevado a papa sob o nome de Leão XIV. Em sua publicação, Bolsonaro expressou “profunda fé, respeito e esperança” diante da escolha do novo líder da Igreja Católica.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Com profunda fé, respeito e esperança que dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra”, escreveu o ex-presidente do Brasil, que professa a fé católica.
. Boas-Vindas ao Papa Leão XIV
. Com profunda fé, respeito e esperança que dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra.
. Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores… pic.twitter.com/L9dSVYzxPj
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 8, 2025
Ele também manifestou desejos de que o pontificado se fundamente em princípios tradicionais, como a defesa da vida e da liberdade religiosa. “Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização”, disse.
Ao falar diretamente ao público brasileiro, Bolsonaro afirmou que o país, como uma nação “de maioria cristã e devota”, se une ao novo papa em oração e acolhimento. “Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé”, encerrou.
Robert Prevost é eleito papa e escolhe o nome Leão XIV
Prevost foi anunciado como novo bispo de Roma nesta quinta-feira, 8, pelo Vaticano. Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, no Estado norte-americano de Illinois, ele é o primeiro papa natural dos EUA. O pioneirismo é duplo: Leão XIV também é o primeiro pontífice agostiniano.
“Sou um filho de Santo Agostinho”, disse Prevost em seu primeiro discurso como papa. Ele é conhecido como “pastor de duas pátrias” por causa de sua atuação como missionário no Peru durante a década de 1980, antes de ser eleito superior geral dos Agostinianos por dois mandatos consecutivos.

Entre 1987 a 1988, Prevost atuou nos EUA, como pastor vocacional e diretor de missões da Província Agostiniana de Chicago. Os dez anos seguintes foram no Peru, onde dirigiu o seminário agostiniano em Trujillo e lecionou direito canônico no seminário diocesano, do qual também foi prefeito de estudos.
O papa Francisco nomeou Prevost prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 — responsável pela nomeação de bispos por todo o mundo —, cargo que ocupou até a morte do então pontífice, em 21 de abril. Em 30 de setembro de 2023, o novo líder da igreja católica havia sido elevado à dignidade de cardeal.
Leia também: “Fé sem fronteiras”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 239 da Revista Oeste
O post A primeira mensagem de Bolsonaro para o novo papa apareceu primeiro em Revista Oeste.