Anticiclone mantém tempo seco no centro do país nesta sexta-feira, 16

Nesta sexta-feira, 16, o Brasil será influenciado por uma extensa área de alta pressão atmosférica, o que resultará em um dia com tempo seco e ensolarado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste. Esse sistema, conhecido como anticiclone, inibe a formação de nuvens e chuvas.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

As regiões Sul e Sudeste do país seguirão com tempo firme e pouca nebulosidade. Apesar das manhãs ainda frias em locais de serra, como Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (MG), que registraram temperaturas abaixo de 10°C nos últimos dias, as máximas voltam a subir.

São Paulo e o interior de Minas Gerais podem atingir entre 25°C e 31°C, com destaque para o oeste paulista. No Centro-Oeste, cidades como Cuiabá e Campo Grande terão máximas entre 29°C e 32°C, de acordo com o site Meteored.

A atuação do anticiclone também reduz significativamente a umidade relativa do ar. Em cidades do interior do país, os índices podem cair para até 25%, o que exige atenção para os efeitos na saúde, como ressecamento das mucosas e agravamento de problemas respiratórios.

O norte do país, especialmente o Amazonas, Roraima, Amapá e o norte do Pará, segue sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que mantém o padrão de chuvas intensas. Manaus, Belém, Santarém e Boa Vista registram instabilidade ao longo do dia.

Nordeste tem tempo seco no interior e chuvas no litoral

Enquanto o interior do Nordeste segue com tempo seco sob influência do bloqueio atmosférico, o litoral está em alerta. A atuação de ventos úmidos vindos do oceano, reforçada pela circulação oceânica e resquícios de uma frente fria, favorece a formação de nuvens carregadas ao longo de toda a faixa litorânea, do Maranhão à Bahia.

Segundo os modelos meteorológicos, há risco de chuvas volumosas em capitais como Recife, com previsão de até 150 mm acumulados até domingo; João Pessoa (81 mm); Maceió (85,5 mm); Natal (80 mm); e Fortaleza (72,5 mm).

Os eventos mais intensos devem ocorrer entre a tarde e o começo da noite. Municípios como Touros (RN) e Humberto de Campos (MA) também estão em alerta para precipitações fortes, de acordo com a previsão.

Mapa de água precipitável para a tarde de sexta-feira, 16 | Imagem: Meteored/Reprodução
Mapa de água precipitável para a tarde de sexta-feira, 16 | Imagem: Meteored/Reprodução

Em Salvador, o dia começa com pancadas de chuva, com chances de novos episódios isolados à tarde. O risco de alagamentos e pequenos deslizamentos de terra é considerado moderado no litoral baiano, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de perigo potencial.

O predomínio do ar seco e quente no centro do país garante dias ensolarados, baixa umidade e temperaturas acima da média para o período. A população das regiões com previsão de baixos índices de umidade deve se hidratar bem e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.

Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste

O post Anticiclone mantém tempo seco no centro do país nesta sexta-feira, 16 apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.