Exclusivo: com Lula, número de estrangeiros no Bolsa Família aumenta 540%

A quantidade de cidadãos estrangeiros beneficiários do programa Bolsa Família aumentou exponencialmente entre os governos Bolsonaro e Lula, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), obtidos com exclusividade por Carlo Cauti na Edição 269 da Revista Oeste, via Lei de Acesso à Informação (LAI).

O número de famílias beneficiárias do Bolsa Família com pelo menos um membro declarado estrangeiro passou de 26,5 mil em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, para 172,5 mil em 2024, segundo ano do governo Lula. Um aumento de 540% na comparação anual.

Ao considerar um pagamento médio do Bolsa Família de R$ 780 mensais por pessoa, o custo para o Orçamento federal chega a quase R$ 1,7 bilhão por ano. Do total de estrangeiros beneficiários do Bolsa Família, os venezuelanos se tornaram o grupo mais numeroso, de 6,6 mil em 2019 para 84,9 mil em 2024.

Presidente Lula e o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião bilateral com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em 2024 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O número de gringos inscritos no Cadastro Único também aumentou entre dezembro de 2019 e março de 2025 e passou de 6 mil para 34,8 mil, respectivamente. Entre eles, os venezuelanos passaram de 226 inscritos para mais de 14 mil inscritos.

Fontes da Polícia Federal em Pacaraima (RR) relataram a Oeste que grupos cada vez maiores de venezuelanos ultrapassam a fronteira para se dirigirem à filial da Caixa Econômica Federal da cidade, onde realizam o Cadastro Único e solicitam o Bolsa Família e outros benefícios, para depois retornar ao território venezuelano e gastar o dinheiro por lá.

No começo do ano, a PF realizou duas operações contra fraudes no Benefício Assistencial à Pessoa Idosa (BPC-Loas), com 14 mandados de busca e apreensão cumpridos. Os investigadores identificaram diversos grupos criminosos que atuavam para obter o benefício de forma irregular.

Revista Oeste muito além do Bolsa Família

A coluna de Carlo Cauti ainda cobre a fusão entre a Marfrig e a BRF, a expectativa do mercado sobre a elevação da Selic para 15% e a redução das exportações de café brasileiro. A íntegra da reportagem Número de estrangeiros que recebem Bolsa Família aumenta 540% entre os governos Bolsonaro e Lula está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

A Edição 269 da Revista Oeste vai além do texto de Cauti. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Augusto Nunes, Eugenio Goussinsky, J.R. Guzzo, Ana Paula Henkel, Tiago Pavinatto, Guilherme Fiuza, Adalberto Piotto, Silvio Navarro, Branca Nunes, Fabio Boueri, Cristyan Costa, Alexandre Garcia, Rodrigo Constantino, Theodore Dalrymple, Flávio Gordon, Dagomir Marquezi, Brendan O’Neill (da Spiked), Evaristo de Miranda e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

O post Exclusivo: com Lula, número de estrangeiros no Bolsa Família aumenta 540% apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.